Arte: Casa de Detenção de abre espaço cultural com mostra Siron Franco

Suas portas serão abertas para a população, que passa a contar no local, com o Parque da Juventude

qua, 18/09/2002 - 18h34 | Do Portal do Governo

No próximo dia 20 de setembro, sexta-feira, a antiga Casa de Detenção, o presídio do Carandiru, inicia uma nova fase, voltada para o mundo das artes. Suas portas serão abertas para a população, que passa a contar no local, com o Parque da Juventude.

A área, que está sendo transformada num centro multidisciplinar, poderá ser visitada durante todo o dia. Terá
espaço museológico e áreas de exposições artísticas, como a inaugural – instalação do artista plástico Siron Franco – com várias portas tiradas do pavilhão 5, exibindo as imagens deixadas pelos detentos.

Os visitantes poderão conhecer o pavilhão 7, mantido íntegro com as celas e demais espaços que serviram aos que ali cumpriram pena. No térreo do Pavilhão 2 estará a instalação ‘Portas’ de Siron Franco. Numa visita a antiga Detenção, o artista se impressionou com as imagens produzidas pelos detentos, reconhecendo, a necessidade emocional daqueles presos de produzirem cenas, explica.

As portas, cada uma pesando em torno de 200 quilos, estarão fixadas, em pé, enfileiradas no pátio – onde os presos tomavam banho de sol – exibindo cenas que mesclam o sagrado e o profano. ‘São frutas, desenhos com colagens
de moedas, paisagens, imagens de Cristo, Nossas Senhoras, muitas delas com alta qualidade plástica que refletem a necessidade deles de terem essas imagens’, destaca Siron.

O Pavilhão 2 será transformado em espaço cultural para a realização de atividades musicais, de dança e artes visuais e oficinas de formação coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura.