Arte: Brodowski comemora o centenário do nascimento de Cândido Portinari

Município realiza, entre os dias 15 e 22 deste mês, exposições de pintura de diversos artistas

qua, 13/08/2003 - 17h30 | Do Portal do Governo

O Museu Casa de Portinari, localizado no município de Brodowski, inaugura nesta sexta-feira, dia 15, às 20 horas, a 28ª Semana Portinari, tradicional evento na programação de agosto da cidade. A Semana ocorre entre os dias 15 e 22. Nesta edição, será celebrado o centenário de nascimento de Portinari e os 90 anos do município.

A abertura oficial acontece no Salão de Exposição da Praça Martim Moreira, com a mostra individual da artista naïf Aparecida Azedo, de 74 anos. Natural de Brodowski, ela reside atualmente no Rio de Janeiro, mas volta à cidade para homenagear Portinari, com 10 trabalhos inéditos. Suas pinturas têm como tema a preservação da natureza ou retratam a vida simples do povo. Aparecida Azedo, autora da obra ‘Brasil cinco séculos’, a maior tela naïf do mundo, alcançou a maturidade artística e o sucesso já sexagenária. É considerada o ‘Rousseau brasileiro’, por um dos maiores especialistas mundiais de pintura naïf , o francês Lucien Finkelstein.

Durante o dia, das 9 às 21 horas, em diversos pontos da cidade, outras quatro exposições celebram a abertura da Semana: a Coletiva de Artes Plásticas reúne obras de mais de 100 artistas, de Brodowsky e região, no Clube da Velha Guarda, próximo ao Museu Casa de Portinari. Entre os artistas estão: Wagner Amaral, Tarocco, Antonio Ricardo, Dirce Trapani, Emílio Maclau, Biordo, Rita Quaglio, além dos alunos da Faculdade São Luiz, de Jaboticabal. No Salão Paroquial, ao lado da igreja matriz, Brasil de Portinari mostra réplicas de algumas obras do pintor tais como a da têmpera sobre tela Tiradentes (1948), das telas a óleo Santo Antonio (1942), Circo (1940), Futebol (1935), Café (1935) e Denise a Cavalo (1960). A exposição traz também uma réplica do painel Guerra e Paz, realizado entre 1952 e 1956 por Portinari. Tributo a Portinari estará no Salão de Exposições da Antiga Caixa Econômica Federal, apresentando trabalhos de diversos artistas que homenageiam Cândido Portinari, com obras especialmente realizadas para as comemorações da Semana e do centenário tais como Zornoff e Tarocco. Portinariando exibe releituras das obras, criadas por vários artistas, no Museu Casa de Portinari. Todas as mostras prosseguem até o final do evento.

Além das mostras, a programação vai incluir pintura mural, encontro de artistas plásticos, peças teatrais, concertos, saraus lítero-musicais, shows populares, passeios cicísticos e oficinas.

No dia 16 de agosto, a programação abre às 9h com a Pintura Mural e Intervenção artística com alegorias à obra do pintor. A pintura será feita nos muros centrais da cidade por artistas de Brodowski e região. Participam deste evento os artistas locais Cláudia, Jenuefa, Celeste e Aureliana, entre outros, e da região Diane, Wagner Amaral, Darcy Cruz e os alunos da Faculdade São Luiz de Jaboticabal. A intervenção artística será realizada por alunos das escolas públicas, municipais e particulares nas Praças Cândido Portinari e Martim Moreira e na Antiga Estação Ferroviária Os outros eventos do dia são: Passeio Ciclístico, na Praça Cândido Portinari, com saída às 15h30; e Portinari Zen – Espetáculo Multiarte, com a participação da Universidade de Franca.

A programação do dia 17 terá início às 8h30 com o Tributo a Portinari e Apresentação de Bandas Marciais, na Praça Cândido Portinari. Nesta data acontecem ainda, o Encontro de Artistas Plásticos, às 14 horas, e a apresentação da Orquestra Filarmônica de Santa Rosa do Viterbo, às 20h30, também na Praça.

Nos dias 18 a 21, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas, serão realizadas as Oficinas de Desenho, no Museu Casa de Portinari, abertas ao público em geral. Nos dias 18, 19 e 21, às 20 horas, o Museu apresenta os Saraus Lítero-Musicais, com músicos da Faculdade de Música da USP de Ribeirão Preto, entre outros, e declamações de poemas de Portinari e de poetas locais .

No dia 20, além das Oficinas de Desenho, outros dois eventos completam a programação. Às 20 horas, será encenada a Peça Teatral Brasil Nunca Mais, na Sociedade Recreativa 22 de agosto e os Festejos Comemorativos do 90º Aniversário de Brodowksi, com shows e arte popular na Praça Martim Moreira.

O encerramento será no dia 22, às 19 horas, com uma missa de ação de graças na Igreja Matriz. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (16) 3664-4284 (Museu Casa de Portinari) ou (16) 3664-4888 (Departamento de Cultura do Município de Brodowski) e também no site www.cultura.sp.gov.br