Arte: Ação Cultural do Metrô promove 14 atrações até o final de outubro

Música, fotografia e artes plásticas são destaques do mês

qui, 20/10/2005 - 16h52 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove, até o final do mês, 14 exposições em várias estações metroviárias. São mostras variadas, com destaque para a fotografia e as artes plásticas. O público pode ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso dos eventos da Banda de Música da Força Aérea, “Politicagem” e a Vitrine de Ikebana, não é necessário passar pelas catracas, já que acopntecem em área não-paga.

Programação:

“Hoje é Dia de Maria II”, até 21 de outubro, na estação República. Exposição de bonecos, figurinos e objetos cênicos que fazem parte da microsérie “Hoje é Dia de Maria II”.

A Estação Brás apresenta, até 31 de outubro, a mostra fotográfica “Automobilismo”, do acervo particular do fotógrafo Antonio Aguillar. A exposição revela em 80 imagens os pilotos do automobilismo nacional e internacional, destaque para piloto Chico Landi um dos percusores da modalidade no Brasil. A história do Autódromo de Interlagos também é detalhada em várias fotos.

“Museu Ipiranga”, na Estação Sé, até 31 de outubro.Mostra sobre as criações de figurinos, alusivos ao período da Proclamação da Independência do Brasil, realizados por estudantes de moda. Serão expostas seis peças produzidas com materiais recicláveis e alternativos como TNT,plástico, tampas de garrafa, madeira, ferro, arame e técnicas diversificadas de cores e texturas.

A Estação Sé expõe, até 31 de outubro, parte da série de histórias em quadrinhos “Humor com Ciência e Tecnologia 2005”, do cartunista Jão Garcia. O tema é a produção de ciência e tecnologia no Brasil. Os personagens utilizam o humor para desmistificar a ciência e informar, aproximando a população dos avanços científicos.

“Um Olhar sobre a Zona Leste”, até 31 de outubro, na estação Corinthians-Itaquera. Exposição que revela um panorama da Zona Leste pela ótica de estudantes da região. Durante uma oficina de fotografia foram confeccionadas diversas fotos, dessas 24 imagens foram selecionadas para compor a mostra.

A Estação Vila Madalena abriga, até 31 de outubro, a mostra “Frutas Brasil Frutas”. Essa exposição apresenta diversas imagens das espécies frutíferas, nativas e aclimatadas. Além disso, informa os usuários sobre sabores, aromas e vitaminas de cada fruta destacada. Dentre as curiosidades está a jabuticaba branca, conhecida como aquela que nunca amadurece, porque seus frutos maduros são sempre verdes.

“Arte em São Paulo”, de 18 de outubro a 16 de novembro, na Estação Santa Cecília. Mostra fotográfica das 15 fotos vencedoras da 2ª etapa do concurso fotográfico do Metrô. O desafio aos participantes era retratar “Arte em São Paulo”, as diversas manifestações artísticas que permeiam metrópole.

“Cow Parade – Circuito das Vacas”, até 31 de outubro, nas estações República, Sé, Tatuapé, Luz e Ana Rosa. Evento de arte pública que espalha na capital paulista esculturas de vacas em tamanho natural e decoradas por artistas, como o estilista Lino Villa Ventura e os artistas plásticos Romero Britto e Guto Lacaz. Ao final do circuito, as peças serão leiloadas e parta da renda arrecadada será doada à Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Politicagem”, até 31 de outubro, na Estação Vila Madalena. Exposição composta por oito painéis que simulam uma campanha eleitoral. Os artistas Malysse e Novaes atuam como se fossem candidatos.

“Veja São Paulo 20” é a atração da Estação Clínicas, até 30 de outubro. Com algumas das melhores capas da revista Veja São Paulo, esta mostra relembra fatos marcantes da cidade desde 1985, através de temas como moda, cultura, curiosidades, personalidades, lazer, responsabilidade social e comportamento.

“Viagem ao Cinema – O Coronel e o Lobisomem”, até 31 de outubro, na estação Paraíso. Exposição com 40 fotos do filme e do seu making off. O filme tem a assinatura do diretor Maurício Farias e traz nos papéis principais os atores Diogo Vilela e Selton Melo, que disputam a atenção da atriz Ana Paula Arósio, numa trama cheia de criaturas lendárias e assombrações.

A Estação Tiradentes recebe a exposição ‘Paramentos Litúrgicos’, até 30 de novembro. O Museu de Arte Sacra expões seu acervo de vestes litúrgicas, utilizadas pelo sacerdotes católicos durante a celebração das missas e festas religiosas.

“Morungaba: Expressão e (Re) Conhecimento pelas Artes”, até 31 de outubro, na Estação Tatuapé. Mostra de imagens das oficinas integradas de dança, capoeira e artes realizadas pela ONG Morungaba. Fundada em 1989, a organização se preocupa com a inclusão social de pessoas deficientes e de diferentes classes sócio-econômicas, através de atividades artísticas.

Vitrine de Ikebana”, até 31 de outubro, na Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.