Arraial nordestino reúne 124 mil pessoas no Memorial da América Latina

São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil

seg, 20/06/2005 - 16h58 | Do Portal do Governo


O Memorial da América Latina se transformou nos dias 18 e 19 de junho em um enorme arraial, com a realização de uma das mais tradicionais comemorações do país, a festa de São João nordestina. A primeira grande comemoração do gênero em São Paulo reuniu mais de 124 mil pessoas, que se esqueceram do frio nos animados shows de Frank Aguiar, Limão com Mel e Elba Ramalho, entre outras conceituadas atrações regionais.

A comemoração de São João, típica do Nordeste, já é a segunda maior festa popular do Brasil, ficando atrás apenas do Carnaval. Cidades como Campina Grande e Caruaru, que competem pelo título da maior festa, reúnem mais de 1 milhão de pessoas, durante todo o mês de junho.

Em São Paulo, de acordo com informações do Centro de Tradições Nordestinas, há 7 milhões de paulistanos de origem nordestina. Esse número faz da capital paulista a maior cidade nordestina do país. No entanto, até este ano a cidade não contava com uma demonstração da autêntica cultura festeira da região.

Muitos filhos de nordestinos não conheciam as tradições da terra de origem de seus pais. A festa, patrocinada pelas Casas Pernambucanas, teve barracas com a culinária típica de cada estado da região, como baião de dois, tapioca, sarapatel, carne de bode, acarajé. Além da tradicional quadrilha, fizeram sucesso o touro mecânico, a fazendinha, o pau de sebo e muito forró. O evento foi de integração e alegria, não sendo registrado nenhum incidente nos dois dias.

A Festa Junina Nordestina faz parte do Projeto Raízes da Cultura Brasileira. Esta foi a primeira de uma série de festas populares do Memorial da América Latina que vão homenagear as regiões do Brasil, que compõem a diversidade cultural do Estado de São Paulo.

Casamento Coletivo

Uma das atrações do grande arraial foi um casamento coletivo que oficializou a situação de casais de baixa renda selecionados nos bairros de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Vila Matilde, Jaraguá e Jabaquara. Na manhã de domingo, dia 19, 109 casais realizaram o sonho de se casar de papel passado.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a primeira-dama, Maria Lúcia Alckmin, foram padrinhos de José Carlos Cardoso e Marta Aparecida Pereira, os primeiros a se casar. O casal vive junto há dez anos e foi escolhido pelo número de filhos: já têm oito.

Em fevereiro de 2004, mais de 1.300 casais tiveram a cerimônia civil realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, em um evento que entrou para o livro dos recordes.

Jaina Carvalho