Arraial na Estação Brás da CPTM e Metrô com Gereba e o ‘Trio Forró Brabo’

nd

ter, 25/06/2002 - 11h28 | Do Portal do Governo

Muita música vai agitar as festanças juninas de São Pedro na próxima sexta-feira, 28 de junho, a partir das 11h30. O forró show, do músico e compositor Gereba, vai animar paulistas, paulistanos e, principalmente, nordestinos que passarem pela Estação Brás de metrô/trem.

A estação será transformada num verdadeiro arraial, com o ritmo quente e dançante do legítimo forró nordestino. A grande festa junina, com muita alegria, dança e distribuição de pipoca, algodão-doce e doces típicos antecipa os festejos do dia de São Pedro (29/06) na cidade de São Paulo.

Além do arrasta-pé, o ambiente nordestino, mais especificamente de Canudos, será contemplado com as exposições fotográficas Imagens do Sertão, dos fotógrafos Antônio Olavo, Rita Barreto e Flávio de Barros (fotógrafo da guerra de Canudos), e o poeta do povo – vida e obra de Patativa do Assaré, do jornalista e escritor Assis Ângelo. Vale ressaltar que Patativa, o mais famoso poeta vivo do nordeste, aos 93 anos, dedica o poema Festa da Natureza – uma louvação ao sertão verde e com chuva – aos nordestinos saudosos de sua terra.

Gereba, um bom baiano de Monte Santo, será acompanhado pelo ‘Trio Forró Brabo’ e com a participação especial do amigo Oswaldinho do Acordeão. No evento, o músico lança seu CD Sertão – uma homenagem aos 100 anos de Os Sertões, de Euclides da Cunha (considerada a maior obra literária brasileira lançada em 1902) – que retrata a esperança e a tragédia nordestina.

O forró show é uma parceria da Paulus Música e da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – preparado especialmente para fechar as festividades do mês de junho na cidade, ao mesmo tempo, trazendo os poemas e imagens da cultura nordestina para o dia-a-dia daqueles que, sempre em busca de novos horizontes na vida, passam pela metrópole, na pressa exigida para o trabalho.

Curiosidade sobre a festa de São Pedro

É atribuída a São Pedro a fundação da Igreja Católica, que o considera o ‘príncipe dos apóstolos’, o principal discípulo de Cristo e o primeiro papa. Por esse motivo, os fiéis católicos tributam a esse santo honrarias dignas de um deus. Para esses devotos, São Pedro é conhecido como o guardião das portas do céu e o comandante das chuvas. É também cultuado como patrono dos pescadores, que neste dia não saem ao mar para pescarias, além de ser considerado o protetor das viúvas – em algumas cidades do interior, são elas que organizam a festa no do diado santo.

Na verdade, os sentimentos do apóstolo Pedro eram extremamente diferentes dos que se apregoam hoje. De acordo com sua forma de agir e pensar, conforme constante na Bíblia, temos razões para crer que ele jamais aceitaria os tributos que hoje lhe são dedicados. Merece menção, ‘a brincadeira de subir no pau-de-sebo’ como destaque nas festividades comemorativas a São Pedro, cujo objetivo para quem dela participa é alcançar os presentes colocados no topo.