Arquivo do Estado: Projeto Como Fazer promove cursos e especializações em arquivologia

Parceria entre instituições ligadas à arquivologia possibilitou aulas ministradas por especialistas da área; vagas são limitadas

sex, 01/04/2005 - 9h13 | Do Portal do Governo

Um público diversificado, do Brasil e do exterior, tem participado do Projeto Como Fazer, promoção do Arquivo do Estado, do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (Saesp) e da Associação de Arquivistas do Estado de São Paulo (ARQ-SP). Iniciada em 1997, a parceria foi firmada com o objetivo de possibilitar cursos e especializações em arquivologia. Para o desenvolvimento do projeto, o Arquivo do Estado cedeu o Auditório Florestan Fernandes e se encarregou das atividades operacionais.

A Saesp assumiu a elaboração dos programas dos cursos, enquanto a ARQ-SP se responsabilizou pela produção e pelo financiamento das apostilas. Ieda Pimenta Bernardes ficou encarregada da coordenação dos treinamentos, que têm duração de dois dias e são direcionados a pessoas com escolaridade de nível médio, técnico ou superior. Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão de curso livre.

Os temas abordados são estabelecidos com antecedência de quase um ano. Muitos são selecionados com base em pesquisas que identificam necessidades profissionais ou a partir de sugestões feitas pelo público. No site www.arquivoestado.sp.gov.br pode ser consultada a programação do projeto para esse ano.

Vagas limitadas – Os professores são especialistas de diversas regiões do País, convidados para ministrar as aulas. Respondem, também, pela elaboração de apostilas destinadas aos alunos, editadas e publicadas pela Imprensa Oficial do Estado. Ao todo, foram produzidas dez apostilas técnicas, as quais se transformaram em valiosa referência bibliográfica e estão disponíveis para cópia no site www.saesp.sp.gov.br. Os estudantes são profissionais do setor e pessoas de outras áreas do Brasil e do exterior, principalmente da Argentina, do Chile e de outros países da América Latina.

O primeiro do ano, intitulado Como organizar o arquivo enquanto sistema de informação, será ministrado pela professora Johanna Wilhelmina Smit, coordenadora de cursos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O número de vagas está limitado a 105 interessados. O curso custa R$ 80,00 para sócios da ARQ-SP e R$ 120,00 para não-associados.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da ARQ-SP: (11) 3091-3795.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)