Argentino vence a Volta Internacional de Ciclismo do Estado de São Paulo

Evento esportivo tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer

dom, 23/01/2005 - 11h40 | Do Portal do Governo


O argentino Jorge Giacinti, da equipe Memorial/Santos, foi o vencedor da ‘’Volta Internacional do Estado de São Paulo 2005’’. A chegada da última etapa foi realizada neste domingo, dia 23, na Cidade Universitária, zona oeste da capital. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. O governador foi representado no evento pelo secretário Lars Grael, que entregou o troféu ao campeão.

Com a participação de 130 atletas de 22 equipes, a segunda edição da Volta Internacional começou no último domingo, dia 16. A primeira etapa foi realizada entre São Paulo e São José dos Campos. A corrida passou ainda pelas cidades de Atibaia, São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas.

Segundo o secretário Lars Grael, este é o principal evento ciclístico do Brasil e a prova vai subir de graduação na União Ciclística Internacional (UCI). ‘’Isso deve-se ao altíssimo nível técnico, ao apoio da Polícia Militar Rodoviária e à qualidade das rodovias estaduais, que distingue essa prova das outras. Esperamos incrementar essa competição ainda mais, para o próximo ano’’.

Ele lembrou também que em 2004 um decreto do governador Geraldo Alckmin incluiu a prova no calendário esportivo oficial do Estado de São Paulo.

O secretário ressaltou que o ciclismo está crescendo bastante no Estado, recebendo apoio do Banco Nossa Caixa e sendo uma das principais modalidades dos Jogos Abertos do Interior.

Junto com a prova foi realizado um projeto social de combate à fome, com coleta de alimentos nas oito cidades que fizeram parte do roteiro: São José dos Campos, Atibaia, São Carlos, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades carentes de cada município.

Os ciclistas percorreram 1.409 km de percurso, com 1.096 km cronometrados, divididos em oito etapas, em oito dias. A premiação distribuída foi de R$ 50 mil.

A competição contou com as principais equipes brasileiras: Scott/São José dos Campos, líder do ranking nacional; Extra; Memorial/Santos e Data Ro/Blumenau; além de estrangeiras como: Liquigás/Bianchi, da Itália; Monti, da Argentina; Club Ciclista Alas Roja Santa Lucia, do Uruguai; Vulcal/SC Pombal, de Portugal; e Aerospace Engineering/VMG, dos Estados Unidos.

Carlos Prado