Antigo prédio do Dops sediará dois novos museus culturais

Governo do Estado entregou neste domingo a nova fachada do Dops e o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

dom, 20/01/2002 - 15h47 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Cultura, entregou neste domingo, dia 20, a primeira fase da reforma do antigo prédio do DOPs (Departamento de Ordem Política e Social) que no passado representou o símbolo da ditadura militar, onde foram torturados os presos políticos. Hoje foi concluída a nova fachada, a partir do dia 21 de abri, será inaugurado todo o complexo que abrigará o Memorial do Cárcere e o Museu do Imaginário do Povo Brasileiro. Também neste domingo foi aberto ao público o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim que funcionará no antigo Hotel Piratininga, no Largo General Osório.

Com estes dois novos espaços culturais consolida-se a política implementada pelo secretário de Cultura, Marcos Mendonça, de resgate do centro histórico da cidade ao lado da Pinacoteca, e futuramente da Estação da Luz, que está para ser recuperada.

De acordo com o secretário, o prédio do Dops, que no passado foi usado para a tortura e violência agora se transformará num espaço que vai cultivar a liberdade. ‘O Museu do Cárcere terá exposições, mostra de artes plásticas, fotografias e esculturas com temas ligados à cidadania e liberdade’, explicou. Também será instalada uma placa com os nomes das pessoas que foram torturadas nos porões do Dops. Já o Museu do Imaginário retratará a cultura do povo brasileiro incluindo a arte do negro, do índio e dos imigrantes.

A reforma de todo o prédio do Dops ficou orçada em cerca e R$ 10 milhões, sendo 70% do governo federal, 20% do governo do estado e 10% da iniciativa privada. O governador Geraldo Alckmin assinará no Palácio dos Bandeirantes os decretos instituindo os dois museus. O secretário Mendonça assinou um protocolo de intenções para a criação do Museu dos Bombeiros, no Centro Cultural Júlio Prestes onde serão expostos o acervo de carros da corporação.

Centro de Estudos Musicais Tom Jobim

O governador Geraldo Alckmin também assinará decreto oficializando a mudança do nome da Universidade Livre de Música para Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, que a partir de hoje funcionará no antigo Hotel Piratininga, no centro velho da capital. A escola de música tem vaga para cinco mil alunos, que serão distribuídos em mais de cem salas de aula. As inscrições encerram-se nesta semana e as aulas terão início em março.

Segundo Mendonça, a idéia de instalar a escola de música Tom Jobim no centro antigo está fundamentada em estudos internacionais que comprovam ser a utilização de imóveis históricos por estudantes a fórmula mais eficiente de revitalizar os espaços urbanos deteriorados.

Valéria Cintra