Antiga Febem Imigrantes será transformada em centro de esporte, cultura e lazer

Governador Geraldo Alckmin apresentou projeto para grupo de empresários

sex, 05/04/2002 - 14h42 | Do Portal do Governo


Um novo cenário paisagístico, trilhas, lagos e uma série de atividades culturais e profissionalizantes voltadas para a cidadania. Esta é o projeto apresentado nesta sexta-feira, dia 5, pelo governador Geraldo Alckmin e secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Nelson Proença, a um grupo de empresários, no antigo complexo da Febem Imigrantes, que se transformará até o final de agosto no Centro de Esporte, Cultura e Lazer.

O novo local faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), que inclui em sua área o Parque do Estado (a mais significativa reserva da Mata Atlântica, na cidade de São Paulo), além de outros órgãos públicos como o Parque Zoológico, Zôo Safári, Jardim Botânico, Observatório Astronômico, Geofísico e de Ciência Atmosférica e o Centro de Exposições Imigrantes.

O valor total da reforma, construção de novas áreas e compra de novos equipamentos está orçado em R$ 4,3 milhões. A reformulação do amplo espaço, com 167 mil metros quadrados, está dividida em duas etapas. A primeira inclui a reforma das 23 casas, onde funcionavam o internato e as oficinas artesanais.

A adaptação conta com a participação de seis secretarias estaduais: Assistência e Desenvolvimento Social; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Cultura; Emprego e Relações do Trabalho; Justiça e Defesa da Cidadania; Juventude, Esporte e Lazer. Juntas, elas vão promover cursos profissionalizantes, aulas de teatro, canto, práticas esportivas, atividades em estúdios de televisão e vídeo, laboratório de informática, além de entretenimentos para portadores de deficiência.

O local terá também um Centro de Cidadania Ativa, Núcleos de Convivência do Idoso e do Jovem, além de um posto da Fundação Procon-SP. A previsão é que esta fase da obra esteja concluída ainda no mês de agosto deste ano, já beneficiando a comunidade da Zona Sul e Região Metropolitana.

A segunda etapa não tem previsão de início, como explica a gerente do programa, Alcione Helena Campos. ‘Onde funcionava a UAP (Unidade de Abrigo Provisório, que chegou a abrigar 1.200 menores) será construída uma pista de atletismo, uma área para espetáculos e uma estação ecológica onde o visitante toma contato com toda a preservação do meio ambiente. Mas com certeza não será neste ano’, explica.

Após apresentar o programa aos empresários, o governador Geraldo Alckmin falou para cerca de duas mil pessoas que o aguardavam, na quadra coberta do complexo, para a distribuição dos cartões magnéticos do programa Renda Cidadã. ‘Isto aqui é uma das ações que age nas causas da violência, procurando educar as pessoas’.

Ele relembrou a antiga imagem do local que foi desativado em outubro de 1999. ‘Aqui era uma megaunidade da Febem com dezenas de rebeliões. Agora, se transformará num grande Centro de Educação para o trabalho, esporte, cultura e lazer’, disse.

O secretário Nelson Proença explicou como vai funcionar a parceira com a iniciativa privada. ‘A idéia é que cada empresário ou grupo apadrinhe uma atividade como lazer para a Terceira Idade, a construção de quadras e piscina’, exemplificou.

Muito abordado pelos populares, o presidente do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, confirmou a participação na reforma, mas não revelou em qual atividade. ‘O acordo está feito. O projeto é bom e deveria se espalhar em todo o Brasil, pois a violência está demais’, desabafa. ‘Mas para isso, é preciso conhecer a periferia e sair da cadeira para conhecer de perto o sofrimento do povo’, sentenciou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, disse que a entidade também vai colaborar por meio do SESI e SENAI.

Valéria Cintra