Aniversário: São José dos Campos comemora 235 anos no dia 27 de julho

Destaque da programação é o festival 'Revelando São Paulo - Vale do Paraíba', mostrando a cultura da região

qua, 24/07/2002 - 11h21 | Do Portal do Governo

São José dos Campos comemora neste sábado, 27 de julho, 235 anos de emancipação política. A prefeitura do município organizou uma programação diversificada, com destaque para o festival ‘Revelando São Paulo – Vale do Paraíba’, que vai mostrar a cultura tradicional da população que vive na região do rio Paraíba.

De 27 de julho a 4 de agosto, no Parque da Cidade ‘Roberto Burle Marx’, serão apresentadas manifestações culturais típicas das 39 cidades do Vale do Paraíba, com espetáculos de dança e música, ritos religiosos e folclóricos (festas de devoção, folias de reis, festival de bonecos), encontro de violeiros, sanfoneiros, caminheiros e catira, além da presença do rancho tropeiro e atrações com animais. A entrada é gratuita.

Neste período também funcionarão estandes de artesanato e comidas típicas e, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, será realizado o seminário de Cultura e Turismo do Vale do Paraíba.

Programação dos dias 27 e 28:

  • Sábado, dia 27
    9h – Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
    9h30 – Missa Campal Solene de Ação de Graças, celebrada pelo bispo diocesano Dom Nelson Westrupp (participação especial da Orquestra de Câmara de São José dos Campos e coro gospel)
    11h – Início da Cerimônia Ecumênica e da Bandeira da Paz
    12h – Abertura oficial do Revelando SP-Vale do Paraíba e hasteamento da Bandeira da Paz
    14h30 – Show aéreo
    15h – Show com Leila Moreno & Banda

  • Domingo, dia 28
    10h – Domingo no Parque – show com os grupos Tudo a Ver, Ana Moreno & Alto Astral, Rádio Galena, Mister Quartet, Orquestra Popular da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Peleco & Banda
    10h – 1º Encontro dos Amigos de Carros Antigos

    Parque da Cidade
    O Parque da Cidade ‘Roberto Burle Marx’, localizado à Av. Olivo Gomes s/nº, no bairro de Santana, foi criado em 1996, em uma área de 516 mil m2 que também abriga o Museu do Folclore, a casa da família Olivo Gomes e a Usina de Leite. O projeto paisagístico é do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. O local era parte integrante da antiga Fazenda Parahyba e da Fábrica Tecelagem Parahyba, a primeira indústria têxtil a se instalar em São José dos Campos.