Aniversário: Estações Pedro II e Bresser do Metrô completam 25 anos de operação

Será nesta terça-feira dia 23 de agosto

seg, 22/08/2005 - 21h10 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 23, as estações Pedro II e Bresser completam 25 anos de operação comercial. No dia da inauguração milhares de pessoas acessaram gratuitamente as novas instalações do Metrô.

Em 1980, a entrega desse trecho ampliava em mais três quilômetros a Linha 3-Vermelha, que prestava serviço no trecho entre as estações Sé e Brás.

A estação Pedro II localiza-se na marginal direita do rio Tamandatueí, entre a avenida do Estado e a rua da Figueira. Tem 10.700 m2 de área construída e capacidade para atender até 25.000 passageiros por hora. É construída em três níveis : elevado, onde estão as plataformas, superfície ou mezanino da estação e subterrâneo.

Já, a estação Bresser está situada entre as ruas Bresser e do Hipódromo, entre os bairros da Mooca e do Brás. A área total construída é de 7.330 m2 e comporta um fluxo de 20.000 usuários por hora. Ao lado da estação, o Museu do Imigrante promove passeios, todos os domingos, com os precursores do Metrô: a maria-fumaça e o bonde.

Hoje, circulam diariamente por essas duas estações cerca de 36 mil usuários (13 mil entradas, em Pedro II e 23 mil, em Bresser). A Linha 3-Vermelha é a mais extensa do Metrô paulistano, com 22 quilômetros de trilhos, 18 estações e 1,1 milhão de passageiros/dia, trasnportados diariamente.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.