Aniversário de SP: Museu do Ipiranga realiza exposição ‘Louça Paulista’

Enfoque da mostra é a produção industrial de louças na região da Grande São Paulo

sex, 24/01/2003 - 13h09 | Do Portal do Governo

Comemorando o aniversário de São Paulo, o Museu do Ipiranga apresenta ao público a exposição ‘Louça Paulista’, que será aberta neste sábado, dia 25, num evento que será realizado das 8 às 18 horas, com entrada franca. Resgatando uma importante – e geralmente esquecida – parte da história da indústria em São Paulo, a indústria de louças, a exposição ficará em cartaz até o dia 25 de julho, de terça a domingo, das 9 às 16h45. Os ingressos custam R$ 2 (no terceiro domingo de cada mês a entrada é gratuita).

O enfoque da exposição é a produção industrial de louças na região da Grande São Paulo, que foi de larga escala entre as décadas de 1910 e 1940. Este que foi um dos mais importantes ramos industriais daqueles anos, atualmente é relegado ao esquecimento pela história brasileira, que prioriza a indústria mais pesada. ‘A fabricação de faianças e porcelana é uma lacuna na história brasileira. É como se a sociedade não tivesse produzido’, comenta a pesquisadora Heloísa Barbuy, que juntamente com Hermes Martins realiza um estudo de materiais como louças, trazendo à luz novos conhecimentos sobre a sociedade paulistana.

O porte das fábricas também surpreendeu os pesquisadores, grandeza essa que pode ser percebida nas fotografias de seus prédios apresentadas na exposição. Quando essas fábricas nasceram em São Paulo, o mercado consumidor já existia na cidade, formado por pessoas que possuíam o costume de utilizar louças importadas. Com o advento da produção nacional, o hábito se expandiu, deixando de se restringir às classes mais favorecidas. No entanto, assim como a difusão de tal produção foi rápida, seu desaparecimento também o foi. Hoje, somente três fábricas dentre as oito anteriormente existentes ainda funcionam.

Mais informações: (0XX11) 3091-2093 e 3091-3575 ou no Museu Paulista da USP – Parque da Independência, s/nº (0XX11) 6165-8000

Leia também

  • Secretaria da Cultura prepara uma série de atividades gratuitas
  • Exposição sobre evolução da cidade em cartaz no Metrô Sé
  • Universidade de São Paulo comemora com exposição
  • Postos Poupatempo da Capital não funcionam amanhã
  • USP promove palestra sobre enchentes e educação

    A.M.