Aniversário de SP: Metrô monta esquema especial para a festa dos 450 anos

Operação especial começa hoje e continua até domingo

sex, 23/01/2004 - 11h38 | Do Portal do Governo

Para facilitar o deslocamento da população paulistana durante as comemorações dos 450 anos de São Paulo, o Metrô montou um esquema especial de funcionamento de suas estações e trens, durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro.

‘O esquema operacional montado pelo Metrô é fruto da parceria com o Comitê 450 anos de São Paulo, em colaboração com a Polícia Militar, a São Paulo Transportes – SP Trans, a Guarda Civil Metropolitana, a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as Subprefeituras, o Departamento de Limpeza Urbana – Limpurb, e a empresa responsável pela organização, a TV1’, esclarece Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.

No dia 23, sexta-feira, em função dos eventos na praça da Sé e no Parque do Ibirapuera, haverá reforço do quadro de seguranças na estação Sé e todas as bilheterias estarão funcionando. A partir das 21h30, a linha 1/Azul, Jabaquara-Tucuruvi, terá acréscimo de seis trens na frota em circulação e mais seis trens estarão estrategicamente estacionados ao longo da linha, para ingresso imediato em operação.

Na linha 2/Verde, Ana Rosa–Vila Madalena, após as 21h30, será acrescido um trem na frota em operação e outros cinco estarão em condições de atender aos usuários, se necessário.

Na linha 3 – Vermelha, Itaquera-Barra Funda, após 21h30, mais 10 trens entrarão em circulação e outros cinco trens ficarão estacionados em pontos estratégicos da linha para operarem a qualquer momento.

Dia 24, sábado, em virtude do show de Caetano Veloso nas proximidades da estação República, a circulação de trens se estenderá até as 2 horas do dia 25, nas três linhas. Todas as estações estarão abertas para entrada e saída até as 24 horas. Após esse horário, somente as estações República, Sé, São Bento e Anhangabaú permanecerão abertas para entrada e todas as demais ficarão disponíveis para saída.

Na linha 1, após 20h35, a frota normal de trens circulará até o fechamento da estação, às 2 horas, e oito serão reservados para entrarem em operação, se necessário.

Na linha 2, a frota normal também circulará até as 2 horas e mais cinco trens estarão na reserva , após as 20h30.

Na linha 3, após as 20 horas, circularão mais três trens até as 2 horas e cinco trens serão reserva na linha.

No dia 25, o evento ocorre no Vale do Anhangabaú. Após as 14 horas, a estação Anhangabaú estará fechada, por questões de segurança. Os usuários deverão dirigir-se às estações próximas, República, Praça da Sé e São Bento, que estarão abertas e terão todas as bilheterias funcionando, reforço do quadro de segurança e apoio da Polícia Militar. A medida visa distribuir melhor grande fluxo de pessoas que estarão concentradas no Vale do Anhangabaú.

Na linha 1, a frota normal receberá o acréscimo de três trens das 17 às 20 horas, e oito trens serão reservado para operar, conforme a demanda de passageiros.

Na linha 2, estará circulando a frota normal e mais cinco trens serão colocados como reserva.

Na linha 3, um trem será crescido à frota, das 14 às 20 horas, e outros quatro estarão reservados para operar.

Durante os dias que antecedem os eventos, as estações emitirão mensagens sonoras, orientando os usuários para a compra de bilhetes antecipadamente, e serão instalados cartazes nas estações e faixa na estação Anhangabaú com informações para os usuários.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)