Aniversário de SP: Horário é ampliado para festa dos 450 anos da cidade

O objetivo é facilitar o deslocamento da população durante os eventos comemorativos

sex, 23/01/2004 - 18h46 | Do Portal do Governo

Para a festa dos 450 anos da cidade de São Paulo, a Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Cia. do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), empresas vinculadas à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, montaram esquema especial de funcionamento.

Algumas linhas de ônibus do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, operado pela Concessionária Metra, circularão ininterruptamente do dia 24 para o dia 25. No sábado, dia 24, o horário comercial da CPTM e do Metrô se estenderá até as duas horas da manhã do domingo, dia 25. Entre os dias 23 e 25, haverá reforço na segurança, com apoio da Policia Militar, e na frota de trens das empresas. O objetivo é facilitar o deslocamento da população durante os eventos comemorativos ao aniversário da cidade de São Paulo.

O esquema especial é conseqüência de uma parceria entre as empresas da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o Comitê 450 anos de São Paulo em colaboração com a Polícia Militar, a São Paulo Transportes (SPTrans), a Guarda Civil Metropolitana, a Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), Subprefeituras, o Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), e a empresa responsável pela organização, a TV1.

Metrô

Sexta-feira, dia 23: Haverá reforço de segurança na estação Sé. A partir das 21h30, as linhas 1/Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2/Verde (Ana Rosa-Vila Madalena) e 3/Vermelha (Itaquera-Barra Funda) terão acréscimo de trens.

Sábado, dia 24: A circulação de trens se estenderá até as 2 horas do dia 25, nas três linhas. Todas as estações estarão abertas para entrada e saída até as 24 horas. Após esse horário, somente as estações República, Sé, São Bento e Anhangabaú permanecerão abertas para entrada e todas as demais ficarão disponíveis para saída.

Domingo, dia 25: Após as 14 horas, a estação Anhangabaú estará fechada, por questões de segurança. Os usuários deverão dirigir-se às estações próximas, República, Praça da Sé e São Bento, que estarão abertas e terão todas as bilheterias funcionando, reforço do quadro de segurança e apoio da Polícia Militar. A medida visa distribuir melhor grande fluxo de pessoas que estarão concentradas no Vale do Anhangabaú.

CPTM

Sábado, dia 24: Os trens das seis linhas circularão até às 2 horas do domingo, para atender à demanda de usuários que participarão dos eventos comemorativos dos 450 anos de São Paulo, na região central da cidade.

As estações Luz e Júlio Prestes permanecerão abertas até as 2 horas. As demais obedecerão ao fechamento normal, à meia-noite, atendendo apenas ao desembarque de usuários.

As transferências (baldeações) entre linhas da CPTM e do Metrô também serão garantidas até às 2 horas, permitindo a chegada dos usuários aos seus destinos. Trens extras circularão com intervalos de 30 minutos, com partidas das estações Luz e Júlio Prestes às 00 horas, 00h30, 1 hora, 1h30 e 2 horas.

Haverá ainda reforço da segurança nas estações Brás, Luz, Barra Funda e Júlio Prestes e no interior dos trens.

EMTU

Sábado e domingo, dias 24 e 25: Os ônibus, das linhas 288 Jabaquara-Ferrazópolis e 285- São Mateus-Ferrazópolis, que circulam no Corredor Metropolitano São Mateus- Jabaquara, farão a operação ininterrupta.

Durante esses dias circularão corredor cerca de 120 ônibus no sábado e 70 domingo para atender à população dos municípios da Grande São Paulo.