Aniversário de SP: Abertura gratuita de museus é um dos destaques da programação

Agenda de 21 a 25 de janeiro

ter, 21/01/2003 - 17h54 | Do Portal do Governo

No aniversário de 449 anos da cidade de São Paulo no dia 25 de janeiro (sábado), a Secretaria de Estado da Cultura preparou um presente especial para todos os paulistanos, com a abertura gratuita de todos os museus e a realização de uma série de atividades gratuitas incluindo shows, desfiles de carros antigos, palhaços, marionetes, contadores de histórias, realejo. Também está prevista a abertura de seis exposições na Pinacoteca do Estado.

Às 11 horas, o palco da Sala São Paulo recebe a Big Band Tom Jobim, regida pelo maestro Roberto Sion. No mesmo local, às 15 horas, acontece a apresentação da Banda Sinfônica Jovem do Estado, regida pela maestrina Mônica Giardini. No programa, ‘Sinfonia Paulistana -Retrato de uma cidade’ , obra de Billy Blanco, tendo como solistas Célia, Claudya, Zé Luiz Mazziotti e Saulo Iervolimp.

A tradicional Corrida Maluca, com os personagens que fizeram sucesso no desenho como Penélope Charmosa e o Dick Vigarista, sai às 12 horas da Praça Júlio Prestes e percorre várias ruas da Capital, incluindo uma parada no Memorial do Imigrante, Bar do Democrata (Tatuapé), retornando no final da tarde para a Praça Júlio Prestes. Cerca de 40 carros estilizados participam do corso. O percurso completo inclui a Rua Mauá, Av. Cásper Libero, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Av. Paulista, Av. Bernardino de Campos, Rua Domingos de Queiroz, Rua Ana Rosa, Av. Vergueiro, Av. Liberdade, Praça Clóvis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, Rua Piratininga, Rua dos Trilhos, Av. Paes de Barros, Rua da Móoca, Rua Oratório, Rua do Acre, Rua Regente Feijó, Rua Emílio Marango, Rua Itapura, Av. Alcântara Machado, Rua Almirante Brasil, Rua Visconde de Parnaiba, Rua Dr. Almeida Lima, Parque D. Pedro, Rua da Figueira, Rua Mercúrio, Av. do Estado, Rua João Teodoro, Av. Tiradentes, Av. Senador Queiroz, Rua dos Andradas, Av. Duque de Caxias, Estação Júlio Prestes.

Diversas atividades estão programadas na Praça Júlio Prestes durante toda a tarde com a presença dos Cabeções de Santana do Parnaíba, Banda de Piracaia, entre outros. Vale destacar também as apresentações do Balé ‘Afro II’, às 13 horas, do grupo de rap ‘Ultima Chance’, às 15 horas, e dos sambistas da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, às 17 horas.

A Pinacoteca do Estado inaugura as exposições ‘Uma Visão Baiana’, de José Morea; ‘Entre o Céu e o Mar’, fotografias de Rogério Medeiros; ‘Benditos Frutos’, do fotógrafo Rafael Costa; ‘Arqueografia de uma Paisagem’, de Renato De Cara; lançamento do livro ‘Leonídia, a Musa Infeliz do Poeta Castro Alves’, da escritora baiana Myriam Fraga, e a instalação do artista italiano Mario Merz.

Fazem parte do circuito gratuito os museus, além da Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra, Museu do Imaginário, Memorial do Imigrante, Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas, Paço das Artes e o Arquivo do Estado.

No Memorial do Imigrante acontece a terceira versão da exposição ‘São Paulo nas Lentes de Maurício Cardim’. Esse fotógrafo profissional, baiano de origem e paulistano por adoção, retrata aspectos e detalhes da metrópole paulistana. A exposição fica aberta até 23 de fevereiro. Ainda no Memorial, outra atração é o V Encontro de Automóveis Antigos e Raros, com dezenas de modelos, desde o início do século XX até os primeiros exemplares da indústria automobilística nacional.

Às 20 horas, no Theatro São Pedro, será lançado o CD da Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

GB