Ampliação de fábrica em Piracicaba atrairá mais investimentos

A fabricante de máquinas agrícolas Case New Holland irá triplicar sua produção, gerando 300 empregos diretos e indiretos

qui, 03/07/2003 - 16h37 | Do Portal do Governo


A diretoria da empresa Case New Holland, fabricante mundial de máquinas agrícolas, esteve nesta quinta-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, reunida com o governador Geraldo Alckmin, para comunicar a ampliação da sua produção no município de Piracicaba. A unidade irá triplicar o número de máquinas de colheita de cana-de-açúcar, passando de 100 para 300 equipamentos ao ano.

A Case New Holland também irá transferir para Piracicaba todo o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Na ampliação do parque industrial, a empresa irá investir R$ 20 milhões nos primeiros 12 meses, o que irá gerar 300 empregos, sendo 100 diretos e 200 nos fornecedores. O objetivo é alcançar todo o mercado mundial, exportando máquinas para mais de 40 países.

Alckmin destacou que São Paulo tem o maior canavial do mundo, com 3,2 milhões de hectares, e possibilidade de se desenvolver ainda mais. “Duas novas usinas já receberam licença para serem implantadas na região de Araçatuba”, disse. Ele também ressaltou a grande quantidade de cana-de-açúcar exportada por São Paulo. “E há ainda uma enorme mercado para a exportação de álcool, que é uma forma de combustível limpa, que não polui o meio ambiente”, observou.

O presidente da Case New Holland, Valentino Rizzioli, explicou que Piracicaba foi escolhida para sediar o Centro de Pesquisas devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. “Também optamos pela tradição deste município em produzir cana-de-açúcar e, sobretudo, pela infra-estrutura do Estado de São Paulo”, afirmou. Ele comparou a infra-estrutura paulista às dos Estados Unidos e Europa. “É importante investir em um Estado que está preocupado em ampliar ainda mais as condições de infra-estrutura”, disse Rizzioli.

O governador informou que além da recuperação de inúmeras estradas vicinais, duas grandes obras rodoviárias estão sendo feitas em Piracicaba: a recuperação completa da Rodovia Luís de Queiroz, na ligação para a cidade de Americana, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e a estrada que liga o município a Capivari, com recursos do Estado.

Responsável por 39% do PIB paulista, o agronegócio é um setor que ainda tem enorme potencial de crescimento em São Paulo. Neste cenário, o ramo sucroalcooleiro (cana-de-açúcar) destaca-se como o maior responsável pelo ingresso de divisas no território paulista.

Também participou da cerimônia o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles.

Rogério Vaquero