Ambulatório de Especialidades Interlagos vai atender cerca de 1.100 pessoas por dia

Com 13 especialidades, unidade receberá pacientes dos bairros de Grajaú, Cidade Dutra, Parelheiros e Marsillac

ter, 23/04/2002 - 15h31 | Do Portal do Governo


O Ambulatório de Especialidades Interlagos, inaugurado nesta terça-feira, dia 23, pelo governador Geraldo Alckmin, vai atender as pessoas que vivem nas regiões de Grajaú, Cidade Dutra, Parelheiros e Marsillac, extremo sul da Capital, e que precisam de tratamento médico com especialistas, diagnósticos mais sofisticados ou exames. Com uma equipe composta por 50 médicos e 90 funcionários das áreas de enfermagem e administrativa, a unidade coloca à disposição da população 13 diferentes especialidades médicas para atender diariamente cerca de 1.100 pacientes em consultas ou exames.

De acordo com Alckmin, a unidade vem completar um serviço de referência e contra-referência na região, que já conta com atendimento básico realizado por 20 equipes do Qualis, o Programa de Saúde de Família implantado pelo Estado na Capital, e também com terciário, realizado pelo Hospital Geral do Grajaú, inaugurado pela atual administração paulista no final de 1998. ‘É um passo muito importante porque você vai criando um sistema de saúde de qualidade, com atendimento primário, feito pelo Qualis. Tem o ambulatório de especialidades como retaguarda, referência para casos que necessitam de tratamento com especialistas, e o hospital, para casos de internação ou cirurgia’, destacou o governador.

O prédio onde foi instalada a nova unidade ficou abandonado por mais de oito anos e tinha se transformado em local para consumo de drogas. Com investimento de R$ 2 milhões, o Governo paulista mudou a situação e está oferecendo um importante serviço à população. ‘O espaço vai servir para a saúde e a educação’, afirmou a diretora da unidade, Maria Cristina Cury. O gerenciamento da nova unidade foi entregue, a exemplo do que já acontece com os 13 hospitais inaugurados pela atual administração estadual, a uma Organização Social de Saúde: a Organização Santamarense de Educação e Cultura/Universidade de Santo Amaro (Osec/Unisa). A Unisa também é responsável pela administração do Hospital Geral do Grajaú e das 20 equipes do Qualis na região. Para Alckmin, o fato de uma Universidade gerenciar unidades de saúde contribui para a melhoria da qualidade do ensino.

O ambulatório oferece atendimento nas seguintes especialidades: cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinalaringologia, pneumologia, endocrinologia, psiquiatria, gastroenterologia, hematologia, reumatologia, neurologia, radiologia e oftalmologia. Além serviços de apoio diagnóstico, como densitometria óssea, mamografia, raios X simples e contrastado, ultrassonografia, audiometria, eletrocardiografia, eletroneuromiografia, endoscopia, ergometrial, holter, impedanciometria, nasofibrolaringoscopia e provas de função pulmonar. E também atendimento de enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional e farmácia. ‘O atendimento é igual para todos, tem qualidade e é 100% gratuito’, explicou Alckmin.

Este é o segundo ambulatório de especialidades instalado pelo Governo de São Paulo na Zona Sul da Capital. O primeiro, inaugurado em 2001, fica em Jardim dos Prados e é referência e contra-referência para o Hospital Geral de Pedreira.

O Ambulatório de Especialidades Interlagos fica na rua Artur Nascimento Júnior, 120 – Cidade Dutra.

Cíntia Cury