Ambiente: USP promove conferência regional sobre Mudanças Globais na América do Sul

Será de 6 a 10 de novembro

ter, 13/09/2005 - 8h56 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP), através da área de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados, promoverá, entre os dias 6 e 10 de novembro, a 2ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. A proposta do evento, que é internacional e multidisciplinar, é discutir os reais impactos das mudanças climáticas globais na América do Sul.

Os objetivos principais da conferência são os de discutir os progressos e as incertezas no estudo das causas, magnitude, conseqüências e vulnerabilidade face às Mudanças Globais, incluindo a percepção da sociedade com relação aos problemas ambientais advindos; congregar cientistas e profissionais de áreas relacionadas com as pesquisas sobre as Mudanças Globais, para apresentar um balanço das atividades sobre a América do Sul do IGBP – Programa Internacional da Biosfera e Geosfera e do IAI – Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais; e reunir conhecimento científico e sugestões para futuras ações dos Comitês Nacionais, órgãos governamentais e não-governamentais dos países Sul-Americanos em questões associadas com as Mudanças Globais.

Entre os temas a serem abordados, destacam-se Mudanças Climáticas: passado e presente; Impacto nas circulações oceânicas e ecossistemas aquáticos; Impacto do uso do solo e mudanças da sua cobertura; Energia e gerenciamento dos recursos Hídricos e Mudanças Globais; Aspectos Econômicos das Mudanças Ambientais; Variabilidade e Mudanças Climáticas: Efeitos na Produção Agrícola; Mudanças Globais e o Direito Internacional, entre outros.

O evento reunirá um público composto por docentes, pesquisadores, estudantes, executivos da iniciativa privada, membros de organizações não-governamentais e funcionários de órgãos públicos.

A 2ª Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul será realizada no Blue Tree Convention Ibirapuera, localizado à Avenida Ibirapuera, 2927, Moema, São Paulo. As inscrições podem ser feitas através do site www.acquaviva.com.br/mudglobais/evento.asp

Da Assessoria de Imprensa da USP

C.C.