Ambiente: Semana da Mata Atlântica discute proteção de remanescentes desse ecossistema

Evento será realizado em Campos do Jordão

seg, 16/05/2005 - 19h26 | Do Portal do Governo

A Mata Atlântica, um dos mais importantes ecossistemas existentes no país, vai ser tema de um encontro em Campos do Jordão, reunindo especialistas do Governo Federal e de vários Estados brasileiros. Considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal e pelo Decreto 750,93, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo que, em virtude de sua localização geográfica, sofreu um intenso processo de devastação, restando atualmente apenas 7,84% dos 1.300.000 km² de sua área original.

É por este motivo que o Ministério do Meio Ambiente vai realizar, de 18 a 22 de maio, a Semana da Mata Atlântica elegendo a araucária como tema do encontro, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de proteger o que resta das florestas com essa espécie de conífera, para afastar os riscos de extinção. A araucária, cujo nome científico é “Araucaria angustifolia”, é conhecido como pinheiro brasileiro, ocorrendo em áreas de Floresta Ombrófila Mista que, originalmente ocupava 200 mil km2 nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Hoje, restam menos de 3% de área com florestas de araucária.

A Semana da Mata Atlântica, que vai se realizar no Auditório Claudio Santos, em Campos do Jordão, está sendo realizado com o apoio, entre outros, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA). O evento vai ser aberto no dia 18, com a realização da 44ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e exposição de trabalhos do Concurso de Desenhos, Poemas e Redações de estudantes do ensino básico e fundamental de Campos do Jordão. No dia 19, será realizada a sessão solene do CONAMA sobre a Floresta com Araucárias, com a participação da ministra do Meio Ambiete, Marina Silva, e do secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, além de outros secretários estaduais e representantes de diversas instituições.

Confira a programação no site da secretaria do Meio Ambiente