Ambiente: Espécies raras do Parque Estadual Intervales atraem observadores de aves de 5 continentes

Parque fica a 270 quilômetros a sudoeste da capital

ter, 18/10/2005 - 12h05 | Do Portal do Governo

Pássaros raros encontrados no Parque Estadual Intervales – PEI, localizado a 270 km a sudoeste da Capital, têm atraído turistas das mais diversas partes do mundo, como Sri Lanka, Austrália, Estados Unidos, Israel, Equador, Finlândia, Alemanha e Dinamarca. Neste ano, o parque administrado pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, já recebeu 61 estrangeiros adeptos da prática de observação de pássaros, conhecido em Inglês como “birdwatching”. Outros 14 já fizeram reserva para o final de outubro.

Esse tipo de público vem crescendo a cada ano. Em 2004, vieram 60 pessoas do Exterior para apreciar as mais de 300 espécies de aves já identificadas na área. Algumas são endêmicas, ou seja, são encontradas apenas nessas região.

A diretora-executiva da Fundação Florestal, Antonia Pereira de Avila Vio, explica que a riqueza da avifauna é resultado do ótimo estado de conservação da Mata Atlântica preservada nos 41,7 mil hectares do PEI. Vio ressalta que o parque tem procurado atender cada vez melhor os observadores de aves, categoria que reúne pessoas das mais diversas profissões, idades e nacionalidades, que têm em comum o gosto pelo desafio de procurar, identificar e observar os pássaros na natureza.

O responsável pela administração do Intervales, Maurício de Alcântara Marinho, destaca que, além da integridade dos ecossistemas naturais, essa unidade de conservação oferece infra-estrutura receptiva completa para facilitar a visitação. Na sede do parque, situada no Município de Ribeirão Grande, há pousadas, restaurante, base de pesquisa e recintos para reuniões e eventos.

Monitores habilitados

Outro fator que ajuda a atrair os observadores de aves estrangeiros é a habilidade dos monitores ambientais do Parque Intervales para localizar as espécies procuradas. Um dos mais requisitados é o monitor Luiz Avelino Ribeiro, que consegue identificar e atrair as aves após ouvir gravações trazidas pelos turistas com o canto das espécies que pretendem contemplar.

Luiz afirma que os estrangeiros costumam ficar satisfeitos, pois conseguem ver pássaros nunca antes visualizados em outras regiões. Um bom exemplo é o de visitantes holandeses que traziam no currículo a observação de sete mil espécies diferentes em várias partes do mundo. Faltavam apenas onze pássaros que não haviam encontrado em nenhum lugar do Brasil. “Todos os onze foram observados por eles durante a permanência no parque”, recordou o monitor.

As espécies mais procuradas são o pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus), o pichochó (Sporophila frontalis), o bacurau-rabo-de-seda (Caprimulgus sericocaldatus), a coruja-caburé-canela (Aegolius harrisi) e o tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata).

Como chegar

Partindo de São Paulo, o melhor roteiro para chegar ao Parque Estadual Intervales tem início na Rodovia Castelo Branco – SP-280, que deve ser percorrida até o km 129. Nesse ponto, entrar no acesso para Tatuí, seguindo pela SP-127 até Capão Bonito e, depois, pela SP-181 até Ribeirão Grande. A partir daí, percorrem-se 25 km por estrada de terra bem conservada até a sede do parque.

As reservas devem ser feitas com antecedência por
e-mail reservasintervales@fflorestal.sp.gov.br ou pelos telefones (15) 35421245 ou 35421511.

Por Eduardo Pereira Lustosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

C.C.