Alunos do Programa Profissão criam cooperativa em Presidente Prudente

nd

ter, 29/01/2002 - 14h42 | Do Portal do Governo

Oitenta alunos que concluíram o Programa Profissão em 2001, lançam na tarde desta terça-feira, dia 29, em Presidente Prudente, uma cooperativa para prestar serviços técnicos a empresas e propriedades rurais da região.

A Rede de Cooperação Técnica do Mercosul (Recoosul) atuará nas áreas de informática, turismo, gestão empresarial, contabilidade e biblioteconomia. O lançamento do projeto está marcado para as 16 horas, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Durante a cerimônia, haverá também a posse da primeira diretoria executiva da Recoosul.

Os cooperados da Recoosul fizeram cursos de programação de computadores, contabilidade, monitor de lazer e recreação, operação e manutenção de computadores, editoração eletrônica e web design, biblioteconomia, educação para o trabalho e assistência em gestão empresarial. A cooperativa oferecerá serviços em todas estas áreas, mas pretende atuar com maior ênfase em informática e turismo, desenvolvendo projetos, principalmente, para propriedades rurais.

Os integrantes da cooperativa estão entre os 50 mil jovens que participaram no ano passado dos 38 cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Senac.

O Programa Profissão visa dar formação aos alunos da rede pública estadual que concluem o ensino médio e não têm condições de ingressar na universidade. Neste ano, a novidade do programa está no maior número de habilitações oferecidas. São 94 tipos de cursos com um total de 50 mil vagas.

A ampliação no número de cursos foi possível graças a novas parcerias fechadas com entidades profissionalizantes. Além do Senac, passaram a fazer parte desta iniciativa: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e a Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SP).