Alunos de Itapuí vão à praia pela primeira vez

Antes de irem para São Sebastião, eles foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin

seg, 24/01/2005 - 11h15 | Do Portal do Governo


Ansiosas e agitadas. Assim estavam as 40 crianças da cidade de Itapuí, região de Jaú, para irem à praia pela primeira vez em suas vidas. O que a princípio pode ser corriqueiro para a maioria das pessoas, para muitas que vivem no Interior, cujos pais não têm condições financeiras, é uma raridade. Pensando nisso, o Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal- Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam)- organiza anualmente caravanas trazendo alunos de escolas estaduais do Ensino Fundamental do Interior para conhecerem as praias do litoral norte e sul do Estado.

Os alunos da Escola Estadual Manuel Rodrigues Ferreira saíram às 2 horas desta segunda-feira, dia 24, de Itapuí com destino à cidade litorânea de São Sebastião. Antes, pararam no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin.

Desde o início do ano, oito mil alunos da rede pública (estadual e municipal) de 200 cidades estão participando do programa Interior na Praia, que se encerra nesta semana. Na parceria entre Estado e prefeituras, os estudantes ficam alojados durante uma semana em escolas estaduais. No critério para seleção, são priorizadas crianças que não conheçam a praia e cujos pais têm poucas condições financeiras. Boas notas e comportamento escolar também contam.

“Vou aproveitar bastante. Fazer novos amigos e brinca de ficar enterrado embaixo da areia”, falou Fernando Simão, 10 anos.

Alckmin disse que o Interior na Praia está revitalizado. Criado em 1984, o programa durou até os anos 90, e depois foi reativado em 2003. “É bom ter este contato com a magia do mar e a maioria das crianças de Itapuí, aqui presentes, não conhecem a praia”, afirmou. No inverno, a programação da Fundação Cepam é outra.

No Redescobrindo o Interior, alunos estaduais da Capital e da Grande São Paulo têm a oportunidade de conhecer fazendas, andar de charrete e a cavalo. A programação, tanto na praia quanto no Interior, inclui visitas a pontos turísticos das cidades.

Durante a excursão, quatro professores e um policial militar acompanham as crianças na semana de viagem.

O prefeito de Itapuí, Gilberto Saggioro (PPS), comentou que sem esta oportunidade as crianças carentes de seu município não teriam condições de conhecer o mar.

Valéria Cintra