Alunos de escolas públicas estaduais participam do programa de Viagens de Estudo

Iniciativa premia melhores instituições de ensino público do Estado

ter, 19/03/2002 - 14h54 | Do Portal do Governo

A partir de hoje, mais de sete mil pessoas começam a viajar pelo Estado, como parte do Programa de Premiação das Escolas com Viagens de Estudo do Meio, organizado pela Secretaria da Educação de São Paulo. São alunos, pais, professores e funcionários das 782 escolas estaduais premiadas, em outubro de 2001, pelo desempenho acima da média.

Nesta terça-feira, dia 19, integrantes de 24 escolas da região do Vale Paraíba estarão partindo para viagens de quatro dias para Serra Negra, São José do Rio Preto e Águas de São Pedro. O objetivo é oferecer a estes alunos a oportunidade de realizarem um ‘Estudo do Meio’, visitando outras cidades paulistas e conhecendo seus aspectos históricos, geográficos e sócio-culturais.

Cada escola premiada elegeu democraticamente dez pessoas para a viagem, sendo seis alunos, um pai, um funcionário e dois professores. Monitores da Secretaria, devidamente treinados, acompanham o grupo. São educadores da rede estadual, indicados pelos dirigentes de ensino.

Os selecionados têm direito à hospedagem em hotel de categoria turística superior, transporte, alimentação e serviços de acompanhamento por guias locais. Cada grupo receberá um ‘Diário de Viagem’, no qual poderão registrar suas impressões e emoções. Além disso, o Diário possui um aprofundamento das informações de caráter histórico, geográfico, sócio-econômico e cultural para o estudo do meio a ser realizado. Estas leituras deverão ser realizadas durante a viagem, sob orientação do monitor. Há também espaço para colar fotos, postais e outras lembranças da viagem.

A intenção da Secretaria é fazer com que estes estudantes e professores se reunam posteriormente, num grande encontro ou em seminários locais, e troquem as experiências adquiridas nas viagens, seja por meio de uma exposição fotográfica ou palestras.

‘É a primeira vez que uma Secretaria de Educação realiza um projeto como este e estamos muito felizes em poder proporcionar esta oportunidade aos alunos da rede estadual de ensino’, afirma a secretária da Educação, Rose Neubauer. ‘Muitos destes alunos nunca saíram de seus municípios e a chance de viajar, conhecer a realidade sócio-cultural de outras cidades é importante para desenvolver novos conhecimentos.’

A premiação

A classificação das escolas da rede estadual de ensino ocorreu em outubro de 2001, e teve como principal critério o resultado obtido pelas unidades num conjunto de aspectos, entre os quais o trabalho pedagógico. Para definir a classificação foram avaliadas 4.100 escolas da rede estadual, de Ensino Médio e de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Deste total, 1.127 foram selecionadas como Escolas de Destaque (345) e Acima da Média (782).

Os critérios utilizados para avaliação foram os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolas do Estado de São Paulo (Saresp) 2000, que considerou a média de acertos do alunos em Língua Portuguesa, e a média estadual da taxa de abandono escolar, que no ano passado caiu entre 25% e 12% no Estado.

As 1.127 escolas premiadas receberam ‘Viagens de Estudos do Meio’, sendo que as de Destaques conheceram outros Estados no mês de dezembro, enquanto as Acima da Média viajarão para municípios de São Paulo, como Serra Negra, Águas de São Pedro, São José do Rio Preto e Ilha Solteira
durante os meses de março e abril.

Independentemente da classificação, todas as 4.100 escolas da rede estadual de ensino receberão investimentos adicionais para o seu plano de desenvolvimento. As escolas que não alcançaram as metas já receberam reforços na capacitação de seus professores e diretores, e ainda tiveram que desenvolver um projeto de investimento para a melhoria do Ensino emconjunto com a Secretaria de Estado da Educação.