Alunos de escolas estaduais que se destacaram viajam pelo Brasil

Avaliação das escolas incluiu nota obtida pelos alunos em exame de Língua Portuguesa e taxa de abandono escolar

ter, 08/01/2002 - 16h04 | Do Portal do Governo

Alunos, pais, professores, diretores e funcionários das escolas da rede estadual que tiveram os melhores resultados, segundo o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp) 2000, puderam conhecer pessoalmente, no último mês de dezembro, um pouco mais sobre a história do Brasil.

O Governo do Estado de São Paulo premiou quase quatro mil pessoas de 345 escolas com viagens para outros estados. Todos tiveram a oportunidade de compreender a formação e a realidade brasileira nas viagens que priorizaram aspectos históricos, culturais e ambientais das regiões visitadas, por meio do chamado Estudo do Meio.

Cada escola escolheu um grupo de dez pessoas, sendo seis alunos, dois professores, um funcionário, um pai de aluno ou diretor da escola. Das 345 escolas, 25 conheceram a região amazônica e as outras foram divididas em cinco roteiros: Brasília e região; Salvador e Porto Seguro, na Bahia; cidades históricas de Minas Gerais; Rio de Janeiro e Petrópolis, no Rio de Janeiro; e Paraná e Santa Catarina.

A Secretaria Estadual da Educação custeou o pacote completo da viagem: hospedagem em hotel de categoria turística superior, transporte, alimentação e serviços de acompanhamento por guias locais. Para auxiliar no estudo, cada grupo recebeu um Diário de Viagem, que além de permitir o registro das impressões, também continham informações de caráter histórico, geográfico, sócio-econômico e cultural do local visitado. Os grupos foram acompanhados por monitores da Secretaria.

Gabriela Barbosa Wada tem 14 anos e passou para o 1º ano do Ensino Médio em Itapecerica da Serra. Ela foi uma das escolhidas pela Escola Estadual João Batista de Oliveira, para viajar para Salvador e Porto Seguro. ‘Aprendi muita coisa, mas também relembrei’, afirmou. Gabriela observou que uma das primeiras coisas que aprendeu em história foi sobre o descobrimento do Brasil. ‘Muita coisa que vemos nos livros, não trazemos para nossa vida. Agora, vendo pessoalmente, nunca mais vou esquecer’, disse. Quando voltou para casa, as amigas mais próximas quiseram saber da viagem. ‘Eu mostrei as fotos e contei as histórias. Acabou virando uma aula’, animou-se.

Na opinião de Samanta Cristina Sabino de Souza, de 20 anos, o prêmio funciona como incentivo. ‘Acho que as escolas que não conseguiram um bom desempenho vão se empenhar mais. Tanto alunos quanto os professores’, afirmou. Ela concluiu o curso de magistério na Zona Leste da Capital e conheceu as cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis. Andreia dos Santos Mesias Ciriaco, da mesma turma, concorda com Samanta. ‘Isso deveria ser feito todo ano porque motiva os alunos a comparecer nas aulas e estar mais presentes nas atividades’, disse.
Mais de sete mil pessoas de 782 escolas que tiveram avaliação Acima da Média também vão viajar. No início deste ano, estes grupos vão conhecer aspectos regionais, visitando municípios do Estado. Entre os roteiros estão cidades como Águas de Lindóia, Serra Negra e Aparecida, entre outras.

Mais de quatro mil escolas foram avaliadas

Para selecionar as escolas que viajariam, a Secretaria da Educação avaliou 4.100 escolas da rede estadual de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Deste total, foram selecionadas 1.127, sendo 345 como Escolas de Destaque e 782 Acima da Média. Os critérios utilizados foram os resultados do Saresp 2000, que considerou a média de acertos do alunos em Língua Portuguesa, e também a média estadual da taxa de abandono escolar, que caiu de 9,1% para 4,7% no Ensino Fundamental e de 21,2% para 12,1% no Ensino Médio, de 1995 até 2000. O Saresp analisa a qualidade do ensino oferecido nas escolas com provas de 40 questões com quatro alternativas cada, além de um questionário sobre características da escola, gestão pedagógica e sobre seu perfil.

A Secretaria já investiu cerca de R$ 4 milhões nas Viagens de Estudos do Meio das Escolas de Destaque. Além disso, todas as 4.100 escolas da rede estadual de ensino, independentemente da classificação, receberam investimentos adicionais de R$ 30 milhões para aquisição de material pedagógico e implementação de projetos juvenis. As que não alcançaram as metas terão de passar por capacitação de professores e diretores e ainda desenvolver um projeto de investimento para a melhoria do ensino, em conjunto com a Secretaria.

Cíntia Cury