Alunos da rede estadual em recuperação são avaliados

Avaliação será realizada nesta quinta-feira, dia 24

ter, 22/01/2002 - 18h35 | Do Portal do Governo

Os cerca de 300 mil alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, em recuperação no Estado, farão, nesta quinta-feira, dia 24, nova avaliação que definirá se estão aptos a seguir para a etapa seguinte. O resultado do exame será divulgado no próximo dia 30, nas próprias escolas onde estão matriculados.

Os alunos que não tiveram desempenho satisfatório na prova do Saresp -Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, realizada em novembro, vão participar do programa ‘Escola nas Férias’.

Além desses 300 mil alunos, os estudantes do ensino médio e de outras séries do fundamental com atuação insatisfatória em qualquer número de disciplinas ou que não tiveram, no mínimo, 75% de freqüência no ano letivo de 2001, foram encaminhados para a recuperação de Férias. No total, cerca de 730 mil estudantes – 340 mil na Grande São Paulo e 390 mil no Interior – participam do programa “Escola nas Férias”.

As atividades de recuperação são desenvolvidas em 20 dias úteis, totalizando 100 horas/aula. A nova avaliação para os alunos no final dos ciclos I (4ª série) e II (8ª série) terá 30 questões, focadas na interpretação de textos, e uma redação, a exemplo da avaliação realizada em novembro. Quem não tiver bom desempenho na prova fará, durante este ano, a chamada recuperação de ciclo, na qual são trabalhadas as habilidades e os conteúdos indispensáveis para a continuidade dos estudos. Nesse período, os estudantes vão rever conteúdos dos quatro anos do ciclo. ‘Não significa repetir o 4º ano ou o 8º ano’, lembra a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas, da Secretaria de Estado da Educação, Vera Wey.

No ano passado, 496 mil alunos do ensino médio e do fundamental ficaram em recuperação durante as férias de janeiro. Desse número, foram aprovados 432,1 mil, que representam 87% do total. Na recuperação do ciclo I, o Estado contava, em 2001, com 5,7 mil estudantes. No ciclo II, 2,6 mil alunos.