Alunos da rede estadual de ensino visitam Bienal de São Paulo

Convênio entre a Secretaria da Educação e Bienal vai permitir a entrada gratuita de 200 mil estudantes

seg, 01/04/2002 - 12h15 | Do Portal do Governo

Alunos da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de visitar, gratuitamente, a 25ª Bienal de São Paulo. A primeira turma visitou a exposição, no Parque Ibirapuera, no dia 27 de março. Divididos em pequenos grupos acompanhados de monitores, os 730 estudantes e professores de Ensino Médio de escolas de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Cajamar, Mairiporã, Suzano e da Capital, percorreram os 30 mil metros quadrados da exposição. Muitos visualizavam pela primeira vez uma mostra de arte. O tempo da ‘expedição’ à Bienal, de 1h30, pareceu voar por causa da enorme curiosidade e surpresa demonstradas pelos alunos.

Na mostra deste ano, com o tema ‘Iconografias Metropolitanas’, os estudantes têm oportunidade de conhecer obras de 190 artistas de 70 países. Considerada uma das três mais importantes do gênero no mundo, está dividida em cinco segmentos principais, intitulados ’11 Metrópoles’, ‘Representações Nacionais’, ‘Núcleo Brasileiro’, ‘Salas Especiais’ e ‘Net Arte’.

No total, 200 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual visitarão a Bienal. Eles estão sendo beneficiados por um convênio assinado pela secretária estadual da Educação, Rose Neubauser, e o presidente da Fundação Bienal de São Paulo, Carlos Bratke, para compra de ingressos e realização de visitas monitoradas. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 1 milhão na iniciativa.

Promover atividades na Bienal faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aproximar o jovem de um ensino de mais qualidade e contextualizado com o mundo. Entre abril e junho, por exemplo, o programa ‘Jovem Protagonista’ vai proporcionar a 240 mil alunos da 3ª série do ensino médio a oportunidade de assistir a 24 montagens teatrais. As peças foram selecionadas por uma comissão formada por membros da Secretaria e de organizações do mundo teatral. Além dessas peças, o projeto selecionou outras montagens, como ‘Os Lusíadas’, ‘Copenhagen’ e ‘Einstein’, para os estudantes.