Alexandre de Moraes indicado Secretário da Justiça

Professor de Direito Constitucional e promotor de carreira, vai substituir Edson Luiz Vismona

qua, 23/01/2002 - 19h43 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckim escolheu Alexandre de Moraes para secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, em substituição a Edson Luiz Vismona, que sai do cargo a pedido. O novo secretário tem 33 anos, é doutor em Direito e livre-docente em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde se graduou em 1990.

Recém formado, Alexandre de Moraes prestou concurso e foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de promotor de Justiça, que exerceu de 1991 a 2002, tendo desempenhado várias funções, entre elas a de promotor de Justiça da Cidadania. É professor da pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (mestrado) e dos cursos de especialização das escolas superiores dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, da Bahia e de Sergipe e da Escola Paulista da Magistratura. Integra o Grupo de Atuação Especial da Saúde Pública e do Consumidor, é primeiro secretario da Associação Paulista do Ministério Público e foi assessor do procurador-geral de Justiça.

Participa de diversas entidades ligadas à sua especialidade, como o Instituto Pimenta Bueno, Associação Brasileira dos Constitucionalista, Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e a Academia Brasileira de Direito Constitucional. É autor de uma dezena de livros de Direito, entre eles, Constituição do Brasil Interpretada e Legislação Constitucional; Direito Constitucional Administrativo; Direitos Humanos Fundamentais; Jurisdição Constitucional e Tribunais Constitucionais e Os 10 anos da Constituição Federal, todos publicados pela Editora Atlas.

A transferência do cargo será nesta quinta-feira, dia 24, às 15 horas, no Espaço da Cidadania André Franco Montoro, da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. O endereço é Pátio do Colégio, nº 184.