Alerta: Queda nos estoques compromete abastecimento na Pró-Sangue

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos

ter, 20/05/2003 - 17h20 | Do Portal do Governo

A Fundação Pró-Sangue, maior hemocentro da América Latina e responsável pelo abastecimento a cerca de 300 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, necessita de doadores de todos os tipos, principalmente O Positivo e O Negativo.

Segundo a Dra. Thelma Gonçalez, médica da Divisão de Medicina Transfusional, a situação é grave. ‘Normalmente, os estoques garantem abastecimento para cinco dias. Hoje, temos estoque para apenas um dia’.

Devido aos dois últimos feriados prolongados, o número de doadores vem diminuindo consideravelmente. As baixas temperaturas também contribuem para a queda nas doações.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, apresentar documento de identidade, estar alimentado e em boas condições de saúde.

O Posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros do Metrô Clínicas. Funciona normalmente de segunda a sexta das 7 às 19 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo da Estapar – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar.

Para informações sobre como doar e endereços dos postos, Disque Pró-Sangue, 0800 55 0300 ou acesse www.prosangue.sp.gov.br. A doação de sangue também pode ser agendada pela internet ou por telefone.

C.A