Alerta: Defesa Civil alerta para queimadas no Estado de São Paulo

Situação é mais crítica no noroeste paulista, onde em algumas localidades não chove há mais de um mês

ter, 19/08/2003 - 19h03 | Do Portal do Governo

Boletim Meteorológico Especial

Queimadas Para o Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo passa por um longo período de estiagem, o qual foi agravado no último final de semana com a chegada de uma intensa massa de ar seco. A situação é mais crítica no noroeste paulista, onde em algumas localidades não chove há mais de um mês.

Alerta-se que uma massa de ar seco e quente aos poucos se instala no Estado, com perspectiva de que a temperatura máxima alcance valores 2 a 3°C acima da média climatológica do mês de agosto.

A redução na umidade associada às altas temperaturas favorece a evaporação e o déficit hídrico do solo, deixando a vegetação seca e desenvolve um cenário meteorológico favorável a ocorrência de incêndios. Essas condições atmosféricas são desfavoráveis a dispersão de poluentes, deixando a qualidade bastante reduzida, especialmente nos centros urbanos.

Além disso, a partir desta quinta-feira, dia 21, os índices de umidade atingem picos mínimos inferiores a 20%, especialmente para no centro-oeste do Estado. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) valores de umidade abaixo dos 20% oferecem risco a saúde humana sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente das 10h ás 15 horas, assim como, beber bastante líquido para evitar desidratação.

A tendência é de que essas condições meteorológicas persistam até o domingo, dia 24. A partir de segunda-feira, dia 25, uma frente fria chega ao Estado e eleva os índices de umidade, com previsão de chuva para algumas regiões.

Msc Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências