Alemanha pode renovar parceria no Programa de Preservação de Mata Atlântica

Assunto foi tratado na visita do chanceler Gerhard Schröder ao governador Alckmin

qua, 13/02/2002 - 19h41 | Do Portal do Governo

O PPMA (Programa de Preservação da Mata Atlântica) do Estado de São Paulo vai receber um novo reforço do Governo alemão por meio do banco KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau).

A parceria – firmada há mais de cinco anos entre o Governo Federal, por meio do Governo paulista, e o Governo alemão, por intermédio do banco KfW – foi um dos assuntos abordados na visita oficial do chanceler alemão, Gerhard Schröder, ao governador Geraldo Alckmin.

Eles se reuniram por cerca de 20 minutos, no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quarta-feira, dia 13. Schröder estava acompanhado de um comitiva formada por secretários, assessores diretos e empresários alemães.

Alckmin disse que, no encontro desta quinta-feira, dia 14 com o presidente Fernando Henrique Cardoso, Schröder deve assinar uma ampliação de parcerias na área do meio ambiente, contemplando os Estados do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, onde está 60% de Mata Atlântica remanescente, de um total de 7% em todo o País. ‘Vamos aguardar a assinatura da renovação dos acordos para saber qual o valor que será repassado ao Estado de São Paulo, mas creio que será a maior parcela’, observou.

Com a renovação da parceria no PPMA, Alckmin disse que o Governo poderá melhorar os equipamentos e viaturas responsáveis pelo monitoramento e fiscalização de 10 parques estaduais. Metade dos recursos do programa é do tesouro paulista e a mesma parcela é repassada pelo KfW, sendo 50% desse montante a fundo perdido e o restante em financiamento. O Banco alemão já aplicou R$ 30 milhões na parceria com o Governo paulista.

O segundo tema tratado entre os dois governantes foi energia. Eles conversaram sobre as hidrelétricas paulistas, entre elas a Cesp Paraná, e ainda, sobre a questão enérgica brasileira. Alckmin disse que as últimas turbinas da usina Sérgio Mota (Porto Primavera) estão sendo instaladas, inclusive com equipamentos da Voith/Siemens, empresa de capital alemão instalada em São Paulo e visitada por Schröder hoje. ‘Também conversamos sobre energia eólica e por biomassa, através da queima do bagaço de cana-de-açúcar’.

Investimentos e Pleito

Alckmin disse que relatou ao chanceler alemão sobre os investimentos do Governo paulista na área de Ciência e Tecnologia, como em pesquisa, cujo investimento diário é de R$ 1 milhão, além de ensino técnico profissionalizante e ensino tecnológico por meio da Fatec (Faculdade de Tecnologia).

O governador lembrou que a Alemanha era o segundo maior investidor mundial no Estado de São Paulo, perdendo apenas para os EUA. Mas, com a participação da Espanha na área de telefonia, a Alemanha está hoje em terceiro lugar neste ranking. A comunidade alemã que vive no Estado é de mais de 50 mil pessoas e o número de indústrias instaladas em todo o Estado é de mais de 800.

Schröder pediu a Alckmin apoio a um pleito junto ao Governo Federal. O chanceler quer maior agilidade no processo de obtenção de visto de entrada no Brasil para alguns profissionais técnicos alemães trabalharem nas empresas alemãs instaladas em São Paulo. ‘Disse que depende do Itamaraty, mas que faríamos um reforço’, comentou.

Além disso, comentou Alckmin, a Secretaria de Ciência e Tecnologia se comprometeu a fazer uma interface entre o empresariado e o Consulado Alemão em São Paulo. ‘O chanceler Schröder ficou muito impressionado com a força industrial no Estado, especialmente nas empresas que ele visitou aqui em São Paulo’, concluiu o governador.

Gislene Lima