Alckmin vistoria obras do projeto Integração Centro

Estações Brás, Luz e Barra Funda terão ligação direta

qui, 04/04/2002 - 15h21 | Do Portal do Governo


Dentro de poucos meses os usuários de trem da Companhia Paulista de Trens Metropololitanos (CPTM) não precisarão fazer mais baldeação para se locomover. Uma ampla modernização vem sendo feita na malha ferroviária que vai permitir mais agilidade e conforto para os passageiros. É o Projeto Integração Centro que irá permitir a interligação direta das estações Brás, Luz e Barra Funda. Na estação Luz haverá integração total entre as seis linhas da CPTM e as atuais linhas do Metrô, incluindo a futura Linha 4- Amarela (Luz- Vila Sônia).

A previsão é de que, num futuro breve, a Estação da Luz se torne o principal pólo da rede metroferroviária de São Paulo, abrigando diariamente um fluxo de cerca de 500 mil pessoas. Esta estação terá acesso subterrâneo à Estação Luz do Metrô e novos acessos para o Parque da Luz, Pinacoteca do Estado e outros pontos da região.

As obras incluem um trecho ferroviário de sete quilômetros entre as estações Brás, Luz e Barra Funda. Nesse trecho, a malha será ampliada para quatro vias, o que permitirá a integração física entre as redes metropolitanas das regiões Leste e Oeste.

O Projeto Integração Centro inclui ainda as reformas arquitetônicas das estações Luz e Brás (antiga Roosevelt), ampliando e melhorando as condições de acesso. Serão instaladas escadas rolantes, aumentadas as áreas de abrigo dos usuários e as plataformas de embarque e desembarque.

Nesta quinta-feira, dia 4, o governador Geraldo Alckmin andou de trem da estação Brás até a Luz e vistoriou as obras que estão sendo realizadas nesta última estação, que está em fase de escavações. São sete quilômetros de novas vias e remanejamento de vias existentes. A obra está orçada em R$ 95,1 milhões, sendo US$ 45 milhões garantidos pelo Banco Mundial (BIRD) e US$ 50 milhões do Governo do Estado. Os serviços foram iniciados em março do ano passado.

A primeira etapa será entregue em setembro com os serviços de melhorias nas Estações Brás e Barra Funda. Já as obras na Estação Luz, que são mais complexas – pois incluem as escavações subterrâneas -, ficarão totalmente prontas em dezembro, quando haverá a ligação da estação Luz da CPTM com a Luz do Metrô. Atualmente esta estação está funcionando parcialmente para os usuários devido as obras.

“A população vai ganhar em tempo porque não vai precisar parar na Barra Funda para pegar outro trem, ou, quem vem da Zona Leste, não precisa parar no Brás”, disse Alckmin. Ele observou que com esta obra os 270 quilômetros da malha ferroviária da CPTM estarão todos interligados.

“São Paulo não pode investir mais no transporte individual, senão a cidade infarta. Tem que se investir no transporte coletivo de alta qualidade e capacidade, como metrô, trem, corredores de ônibus e trólebus, integrando os vários modais”.

Estação Luz terá Memorial da Língua Portuguesa

Apesar das estações Brás e Luz ganharem ares de modernidade, as características arquitetônicas serão mantidas, explica o governador. “A estação Luz manterá os moldes dos anos 1.900 e ganhará o Memorial da Língua Portuguesa”.

Hoje a CPTM transporta um pouco mais um milhão de passageiros. Pelo Metrô passam diariamente 2,6 milhões de pessoas. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, avalia que, com a modernização das linhas, o sistema deverá ganhar novos usuários, atraídos pelas melhorias que estão sendo incorporadas.

O diretor de transportes urbanos do BIRD, Jorge Rebelo, acompanhou a vistoria das obras ao lado do governador e disse que os serviços estão bem avançados. “Estão no ritmo programado. Mesmo com a reforma, a Estação Luz está transportando parcialmente os passageiros. Por isso, é uma obra difícil de ser realizada, porque não se pode parar o serviço de atendimento aos usuários, mas estamos dentro do prazo”.

Para o presidente da CPTM, Oliver Hossepian, o projeto de integração de serviços sobre trilhos é o maior já realizado no País. “Além de toda esta ampliação, será construído na estação Brás um Centro de Gestão Operacional, totalmente informatizado, que irá controlar os 270 quilômetros da malha ferroviária.”

Valéria Cintra