Alckmin vistoria obras do aeroporto de São Carlos

Trabalhos estão sendo executados pelo Daesp em parceria com a iniciativa privada

sáb, 21/12/2002 - 11h36 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado está investindo no aeroporto da cidade de São Carlos, que ocupa uma área de 72 hectares. Entre as obras em execução estão a ampliação da pista de pouso, que passará de 1.460m x 30m para 1.720m x 45m. Na manhã deste sábado, dia 21, o governador Geraldo Alckmin esteve no local para vistoriar o andamento dos trabalhos.

Os serviços de melhoria, que estão sendo feitos pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), vinculado à Secretaria dos Transportes, em parceria com a empresa aérea TAM, incluem recapeamento e reforço da pista existente, taxiway de ligação para as novas instalações do aeroporto (203m x 15m) e readequação do sistema de balizamento noturno.

Haverá ainda a construção de um pátio de aeronaves (com 3,6 mil metros quadrados), um terminal de passageiros (com 120 metros quadrados), estacionamento de veículos, obras de urbanização, acesso terrestre, terraplenagem, acesso para a construção de hangares, além da relocação do Aeroclube de São Carlos.

O conjunto de obras faz parte do projeto de implantação do Pólo Tecnológico e Aeronáutico de São Carlos. O objetivo é ampliar a capacidade do aeroporto para operar com aeronaves tipo Airbus A-319, A-320 e A-330 em traslado para manutenção, além de separar as atividades industriais (parque de manutenção) das operações do aeroporto público. O investimento estadual ultrapassa R$ 4,5 milhões.

Outros R$ 3 milhões estão sendo aplicados pela TAM, que poderá fazer manutenção de aeronaves no local, gerando empregos na região e reduzindo custos do serviço, feito atualmente no exterior. As obras, iniciadas em maio deste ano, estão previstas para terminar em julho de 2003.

Gislene Lima / Adriana Reis