Alckmin vistoria obras de revitalização do Parque Ecológico do Tietê

Em razão das melhorias, o local já chega a receber até 10 mil pessoas no domingo

dom, 10/10/2004 - 13h07 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin vistoriou, neste domingo, dia 10, as obras de revitalização do Parque Ecológico do Tietê – Núcleo Engenheiro Goulart, na zona leste da capital.

Ele destacou a parceria que o Governo do Estado realizou com o banco Santander-Banespa para a recuperação do parque. ‘Há um ano, o mato, que tinha dois metros de altura, cobria os campos de futebol. Sujeira e cupim completavam o cenário. Vim aqui e fiquei com vergonha. No mês que vem vamos entregar o parque totalmente recuperado, com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões.’

Alckmin observou que o parque estava se desfazendo e era pouco freqüentado pela população. Após as reformas, o local chega a receber até 10 mil pessoas no domingo.

Ele informou que a Linha F da CPTM (Brás-Calmon Viana) será revitalizada e terá mais trens, sinalização, segurança e quatro novas estações: a USP Leste (junto ao parque), Penha, Jardim Helena e Jardim Romano. ‘Isso facilitará o acesso da população ao Parque Ecológico do Tietê. Aqui é um local ideal para o lazer da família.’

Nos fins de semana, a segurança do parque será feita por uma base móvel da Polícia Militar.

O governador visitou o Centro de Educação Ambiental (onde será criado o Centro de Apoio ao Idoso), percorreu as instalações do Museu do Tietê, e o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga no momento 2 mil animais (apreendidos pelo Ibama, Polícia Florestal ou doados pela população).

Alckmin disse que vai propor ao SOS Mata Atlâtica a criação de um centro de referência de estudos do Rio Tietê, que funcionará junto ao Museu do Tietê. Além disso, será feita uma parceria com a Secretaria Estadual da Educação para que sejam desenvolvidas atividades de educação ambiental. ‘Para manter o Parque Ecológico limpo, 90% do que precisamos é de educação ambiental’, salientou.

Ele lembrou, ainda, que um dos 12 cursos que serão oferecidos na USP Leste será voltado para a questão ambiental.

O governador também está estudando com o médico Jou Eel Jia, presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, a possibilidade de ministrar, no parque, o curso de Lien ch’i e Meditação, com professores de Educação Física.

Obras de melhoria

Iniciadas em março, as obras fazem parte do programa de reformas e melhorias do parque, e serão entregues na primeira quinzena de novembro. No lançamento do programa, foram plantadas 500 árvores marcando a inauguração do Bosque da Diversidade.

Estão sendo restauradas as quadras, piscinas, vestiários, playground, trilha, lanchonetes, sanitários, espaço cultural, minibiblioteca, campos de futebol e ambulatório. Também estão sendo instalados mais quiosques com churrasqueiras, bebedouros, placas de sinalização, além, de construídos coreto, calçadas, teatro de arena, bicicletário, conjunto aquático e pistas de bochas. O Centro de Apoio ao Idoso terá ainda mesas de tabuleiro e xadrez, Já o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), primeiro centro de animais silvestres do País, recebeu o nome de ‘Orlando Villas Boas’, uma homenagem ao sertanista, natural de Santa Cruz do Rio Pardo.

Toda a parte de gramado está sendo substituída pela grama esmeralda, que tem melhor conservação.

Alckmin afirmou que irá conversar com o arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto original, para discutir idéias sobre revitalização e nova configuração do parque, que terá pouco concreto e muita área verde.

‘A idéia é fazer uma grande área verde até a barragem da Penha, para uso comum do povo, com trilhas e caminhadas.’

Sobre o parque

O Parque Ecológico do Tietê completou 22 anos e é a ‘praia’ dos moradores da Zona Leste, que tem 4,5 milhões de habitantes.

Ocupa uma área de 14 milhões de metros quadrados, que vai desde a Barragem da Penha e São Miguel Paulista ao município de Guarulhos. Ele serve de bacia de acumulação de água do Rio Tietê para que não haja enchentes na Marginal.

Considerado uma das grandes reservas ambientais do Estado, também é um grande laboratório de educação e cultura em relação ao Meio Ambiente, sem descuidar de sua finalidade, que é a preservação da Várzea do Rio Tietê.

Lilian Santos / André Muniz