Alckmin vistoria obras da Cidade Judiciária em Campinas

Governo do Estado está investindo R$ 4 milhões na construção

sex, 19/09/2003 - 12h05 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta sexta-feira, dia 19, as obras da Cidade Judiciária, que vai ajudar a resolver o grave problema de falta de espaço para o funcionamento do Poder Judiciário em Campinas, auxiliando assim no combate mais eficaz ao crime organizado, além de acelerar os processos em andamento e reunir, em um mesmo lugar, todos os serviços forenses do município. O Estado está investindo R$ 4 milhões na construção da Cidade Judiciária.

No Fórum de Campinas circulam, atualmente, 230 mil processos e são atendidas, em média, 3.500 pessoas por dia. Quando estiver instalado no novo endereço, serão atendidas 6 mil pessoas por dia. Trabalham no fórum 643 funcionários.

Alckmin informou que a Cidade Judiciária terá três pavilhões, com 22 mil metros quadrados de área construída. “No local serão instaladas as 17 Varas que Campinas já tem, o Ministério Público e os 22 Cartórios, tudo no mesmo local, possibilitando melhor atendimento para a população da região, com mais rapidez’.

Ele disse que até o final do ano serão entregues os dois pavilhões em construção e que, no ano que vem, começam as obras do último prédio. ‘Esse último pavilhão deverá abrigar 40 cartórios e, se a OAB tiver interesse, será instalada a Casa do Advogado.’ Campinas tem mais de 8 mil advogados e é a maior subseção da Ordem dos Advogados do Brasil no País. O prédio onde funciona hoje o Fórum, no centro de Campinas, será liberado e abrigará o Primeiro Tribunal de Alçada Regional.

O secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, disse que a Cidade Judiciária vai resolver um problema histórico do município. ‘Campinas, apesar de ser uma grande cidade, sempre teve menos Varas, juízes e promotores que outros municípios, como Santos e Ribeirão Preto. Essa é a maior cidade forense construída no Brasil, só perdendo para o Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo’. O terceiro é o fórum de Sorocaba, com área construída de 16.800 m2, com 22 Varas e 30 cartórios.

Macedo Júnior