Alckmin vistoria municípios do Vale do Ribeira atingidos pelas chuvas

nd

dom, 02/02/2003 - 12h47 | Do Portal do Governo


Os trabalhos preventivos da Defesa Civil estadual estão impedindo que problemas de grandes proporções aconteçam no Vale do Ribeira durante esse verão. Nenhum caso de morte ocorreu nos últimos meses, apesar das fortes chuvas que vem castigando a região.

O governador está neste domingo dia, 2, vistoriando os pontos críticos de algumas cidades do Vale do Ribeira. Segundo ele, a prevenção e a conscientização social já estão evitando as catástrofes. “Na última cheia do Rio Ribeira do Iguape, em 1997, ficaram desabrigadas 1.100 famílias, nesse ano, foram 101. Isso mostra que já há bairros inteiros onde as casas foram demolidas, as famílias retiradas e realocadas”, analisou.

Alckmin disse que é preciso uma forte ação para evitar que as áreas de várzea sejam ocupadas. “A várzea faz parte do rio, isso é da natureza. A ocupação do solo tem de ser feita de forma correta”. As 101 famílias de Registro que precisaram deixar suas residências, desde a última terça-feira, foram transferidas com os seus pertences pelos caminhões da Defesa Civil do Estado. Elas estão alojadas no ginásio de esportes, em três escolas e na casa paroquial de Registro. De acordo com o coordenador da Defesa Civil e secretário da Casa Militar, coronel Roberto Allegretti, todas as famílias estão recebendo alimentos, colchões e assistência médica.

Segundo o governador, após a remoção das áreas de risco a prioridade agora é a implantação de obras definitivas no setor habitacional. “Liberamos R$ 80 milhões para construção de 10 mil unidades habitacionais por todo o Estado, para a retirar todas as pessoas que estão morando em áreas de risco”.

Alckmin afirmou que 312 unidades já estão em construção no município de Registro e que assim que a prefeitura liberar terrenos o Estado poderá construir mais casas pelo regime de mutirão. Anunciou ainda que o Estado irá ajudar a recuperar as estradas castigadas pela chuvas e financiar a produção de bananas que foi prejudicada nos último dias.

Ele visitou em Registro os bairros de Vila Nova, São Francisco e o ginásio de esportes onde 50 famílias estão abrigadas. Também recebeu do prefeito Samuel Moreira da Silva Júnior (PSDB) um relatório de todos os problemas causados pela chuva. “Estamos recebendo esses relatórios de todas as cidades atingidas”, disse o governador.

Segundo ele, a prioridade emergencial é retirar estas famílias. Atividade que já está sendo executada desde terça-feira pela Defesa Civil. ‘Depois é corrigir os estragos que a chuva causou e resolver o problemas da barragem no Rio Ribeira do Iguape que foi autorizada por todos os órgãos ambientais de São Paulo e Paraná, mas um ação judicial impediu a sua construção.’, explicou. Ressaltou ainda que se a barragem estivesse construída, a última inundação não teria ocorrido.

Após sair de Registro visitou o município de Sete Barras onde vistoriou uma estrada vicinal importante para o escoamento da produção de bananas e uma ponte que está em precárias condições, onde Alckmin disse que irá verificar a possibilidade da implantação de duas pontes metálicas no local.

Alckmin seguiu para o município de Eldorado, também na Região de Registro, onde vistoria mais áreas afetadas pelas enchentes.

Rogério Vaquero