Alckmin vistoria as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô

80% da parte estrutural, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, já foi executada

seg, 28/11/2005 - 12h43 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin vistoriou nesta segunda-feira, dia 28, as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, na Zona Sul da Capital, que está com 80% de sua parte estrutural executada no trecho entre as estações Ana Rosa e Imigrantes.

Alckmin percorreu a pé o trecho de 1,6 quilômetro entre o poço de ventilação e saída de emergência Domingos Ferreira e a estação Chácara Klabin.

Desde o último dia 19, todo o trecho em subterrâneo entre a estação Ana Rosa e o poço de ventilação e saída de emergência Domingos Ferreira está interligado por túnel, após a conclusão das escavações. Ele será acompanhado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e pelo presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

Obras de acabamento

No percurso, o governador visitará a estação Imigrantes, que está com a sua parte estrutural já finalizada. No momento, o Metrô realiza a montagem da cobertura espacial da estação e obras de acabamento e montagem de equipamentos auxiliares, como escadas rolantes, elevadores especiais, bloqueios e bilheterias. Também foram iniciados os trabalhos de instalação dos sistemas de baixa e alta tensão de energia que ficam nas salas técnicas.

Na parte em elevado, próxima à estação Imigrantes, numa extensão de 140 metros sobre a avenida Dr. Ricardo Jafet, operários trabalham na construção da base da via permanente (trilhos) e na implantação do terceiro trilho, de alimentação elétrica dos trens.

Na estação Chácara Klabin estão sendo executadas as lajes de fundo da plataforma e as escadas fixas, bem como a concretagem da segunda fase dos túneis da estação. Nas salas técnicas e operacionais, que ficam na parte externa da estação já foram iniciados os trabalhos de acabamento. E na estação Ipiranga, que começou a ser construída em julho último, prosseguem os serviços de escavação dos túneis do corpo da estação.

As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, iniciadas em 31 de março do ano passado, têm 3,4 quilômetros de extensão e três estações: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga.

A operação das três estações se dará em duas etapas: Chácara Klabin e Imigrantes em março de 2006 e a estação Ipiranga no final do próximo ano. Quando os trens do Metrô chegarem à estação Ipiranga, a Linha 2-Verde, que hoje opera entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena, com sete quilômetros de extensão, ganhará mais 80 mil passageiros/dia, passando a transportar 370 mil passageiros por dia.

No final de julho, o governador Geraldo Alckmin liberou R$ 20 milhões para o Metrô elaborar o projeto executivo e dar início às desapropriações do trecho seguinte da expansão da Linha 2. Serão outros 3,4 quilômetros de extensão e mais duas estações: Sacomã e Tamanduateí (local de integração com a Linha “D” da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos –CPTM, que atende a região do ABC).

Mais de 2.200 empregos diretos

Atualmente, as obras de expansão da Linha 2-Verde, que se desenvolvem entre a Vila Mariana e o bairro do Ipiranga, mobilizam mais de 2.200 empregos diretos.

As obras de expansão da Linha 2-Verde já produziram números expressivos. O volume de terra retirado é de 500.000 metros cúbicos, o correspondente à carga de 96.000 caminhões. Juntos, esses veículos formariam uma fila de 576 quilômetros, distância equivalente ao trajeto entre São Paulo e Belo Horizonte.