Alckmin visita XII Bienal Internacional do Livro

Evento literário conta com 24 autores estrangeiros e 230 nacionais

sex, 20/05/2005 - 19h30 | Do Portal do Governo

A XII Bienal Internacional do Livro, realizada no Rio de Janeiro, recebeu nesta sexta-feira, dia 20, a visita do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Ele andou por diversos estandes e destacou a importância da leitura principalmente para os mais jovens. ‘É muito bom vermos mais de meio milhão de pessoas, muitos jovens, crianças, estudantes adquirirem o hábito pela leitura’, disse o governador, que lembrou que quando mais cedo uma criança se interessa pela leitura, melhor será seu aprendizado na escola.

Alckmin ressaltou que além do ponto de vista cultural a exposição é um sucesso comercial, pois gera emprego e renda nas editoras e gráficas.

Um dos estandes visitados por ele foi o da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo que entre outras novidades apresenta este ano a Coleção Aplauso que traz biografias de diversos artistas com o objetivo de resgatar a memória do teatro, cinema e televisão. Irene Ravache, Ruth de Souza e Anselmo Duarte são alguns dos biografados
Para Alckmin, o serviço da Imprensa Oficial não se resume apenas a publicação do Diário Oficial, mas sim um trabalho editorial voltado à literatura, artes e a cultura de maneira mais ampla.

‘Nós vivemos no mundo da imagem, muito televisivo. Em média as televisões ficam ligadas 4 ou 5 horas nas residências. Isso não é ruim, mas não se pode deixar de estimular a leitura’, comentou o governador. Na saída ele ganhou um livro contanto a história da atriz Ruth de Souza.

Bienal

A XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que começou no último dia 12 e termina neste domingo (22), este ano homenageia a França. Com uma programação cultural reformulada o evento oferece espaço para o contato de escritores com o público e um local reservado para a leitura de poesias, além da transmissão ao vivo das atrações mais concorridas em um auditório com capacidade para 500 pessoas.

O evento reúne 944 expositores, entre editores, livreiros, distribuidores de livros, agentes literários, importadores e exportadores do setor, jornais e revistas, entidades e órgãos ligados ao livro, além de outras empresas de materiais e serviços associados à produção do livro.

Conta com 86 novos expositores em relação a 2003. A expectativa é receber entre 550 mil e 600 mil pessoas ao longo dos 11 dias nos três pavilhões do Riocentro, que somam 55 mil metros quadrados.

Carlos Prado