Alckmin visita viveiro de mudas e plantas do parque Villa Lobos

Financiado pelo Projeto Unibanco de Ecologia, viveiro recebeu o nome de Embaixador Moreira Salles

dom, 30/09/2001 - 15h04 | Do Portal do Governo


Financiado pelo Projeto Unibanco de Ecologia, viveiro
recebeu o nome de Embaixador Moreira Salles

Com quase 700 mil metros de área, o Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da Capital, sofria com a falta de áreas verdes e opções de entretenimento. Há mais de quatro anos, o Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, está trabalhando na renovação desse espaço. Neste domingo, dia 30, o governador Geraldo Alckmin, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, esteve no viveiro de mudas e plantas do Parque Villa Lobos para a cerimônia de homenagem ao Embaixador Walter Moreira Salles, morto em fevereiro deste ano.

O viveiro, inaugurado no mês de agosto, foi financiado pelo Unibanco, instituição que pertence à família Moreira Salles, e faz parte do Projeto Unibanco de Ecologia. O diretor geral da Brasil Warrent, Fernando Moreira Salles, agradeceu a homenagem a seu pai e informou que o Unibanco investiu, em dez anos, cerca de R$ 7 milhões em mais de 250 projetos ecológicos, que beneficiam 100 mil pessoas em todo o país.

Alckmin destacou a importância de iniciativas como essa na Capital. “Nossa cidade é a terceira metrópole do mundo em população e tem poucas áreas verdes e de uso comum para a população”, afirmou. “E o Parque Villa Lobos tem quase 700 mil metros de área, só que faltava muito verde aqui”. De acordo com o governador, as transformações do parque têm atraído milhares de pessoas todos os fins de semana.

Alckmin informou que São Paulo ganhará outro parque, na área ocupada hoje pela Casa de Detenção do Carandiru. “No começo do ano que vem, as 11 penitenciárias novas ficam prontas e vamos remover os 7.500 presos da Casa de Detenção e abrir inicialmente 240 mil metros quadrados para fazer um parque para a Zona Norte da Capital”, disse. O governador lembrou que, a exemplo do que já acontece no Parque Villa Lobos, que oferece trabalho de jardinagem para 32 detentos, os que forem transferidos para as novas penitenciárias também poderão trabalhar para reduzir suas penas. Para cada três dias trabalhados é diminuído um dia da pena.

Após a cerimônia, Alckmin descerrou a placa do bosque e da alameda Comendador Valentim dos Santos Diniz, financiados pelo Grupo Pão de Açúcar e visitou outras dependências do parque, também construídas em parceria com a iniciativa privada.

Cíntia Cury

Fotos a, b, c, d – O governador Geraldo Alckmin, acompanhado da presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, visita o viveiro de mudas e plantas do Parque Villa Lobos.