Alckmin visita município de Salesópolis

nd

ter, 12/02/2002 - 12h41 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou na manhã desta terça-feira, dia 12, o município de Salesópolis, que na última sexta-feira sofreu com as fortes chuvas provocando a queda de 32 pontes, destruindo o muro cemitério, inundando casas e danificando estradas vicinais.

O prefeito do município, Francisco Rodrigues Corrêa (PTB), informou ao governador que quatro famílias estão no abrigo da Casa Paroquial e pediu verbas para arrumar o muro do cemitério, reconstruir as pontes e ajudar a acelerar o processo de licenciamento da Secretaria do Meio Ambiente e recursos para construir um novo cemitério. O prefeito salientou que por causa da destruição causada pela chuva, a economia no município está prejudicada porque não é possível dar continuidade a principal atividade econômica que é o eucalipto.

Alckmin, acompanhado pelo chefe da Defesa Civil e da Casa Militar, coronel Alegretti, visitou locais onde estão construídas casas em área de risco, a escola Professor Olga Chaku Farah, que também está em área de risco, e a Santa Casa do município.

Alegretti disse que o que aconteceu foi uma grande quantidade de chuva em pouco tempo. Ele informou que este ano não tiveram grandes problemas de enchente. ‘Nas áreas críticas, que são a Serra do Mar e os Vales do Ribeira e Paraíba, não houve grandes danos e nenhuma ocorrência de vítima neste verão’. Ele também destacou a importância da Defesa Civil na mobilização da população para perceber o risco de habitar áreas com possibilidade de erosão, e com isso fazer a retirada preventiva dessa população.

O governador Geraldo Alckmin informou que a Defesa Civil do Estado já está ajudando desde sexta-feira e que agora a prioridade é reconstruir os estragos causados. Alckmin disse que as pontes serão trocadas por pontes metálicas da Secretaria da Agricultura. ‘As pontes metálicas são pontes definitivas e não oferecem risco nenhum de ceder’.

Outra ação do Governo paulista, segundo Alckmin, vai ser a reconstrução do muro do cemitério e o trabalho de drenagem naquela área. Também salientou que vai tentar acelerar, junto com a Secretaria do Meio Ambiente, a licença para a construção do cemitério e também ajudar com recursos para construção. O governador também informou que vai ser feito a desassoreamento do rio Paraitinga e seus afluentes. Alckmin sugeriu ainda ao prefeito que os R$ 630 mil provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) sejam usados para infra-estrutura urbana para evitar que a chuva cause grande estrago. Ele disse ainda que o Governo do Estado vai determinar ao Cepam (Fundação Faria Lima) a fazer uma avaliação junto com a prefeitura para traçar um plano diretor, que oriente o crescimento ordenado da cidade. Alckmin lembrou ainda da necessidade de cada município criar uma Comissão Municipal da Defesa Civil para articular medidas com a Defesa Civil do Estado.