Alckmin visita locais afetados por enchente no ABC e autoriza construção de mais um piscinão

Obra orçada em R$ 18 milhões deverá ficar pronta no início de 2006

ter, 07/12/2004 - 17h52 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin autorizou a construção de mais um piscinão em São Bernardo do Campo. Este será o 16º piscinão construído pelo Governo do Estado na região do ABC, desde 1995. O anúncio foi feito durante visita, nesta terça-feira, dia 7, às áreas afetadas na tarde de ontem por enchentes, nos municípios de São Bernardo do Campo (Km 13 da Via Anchieta) e São Caetano do Sul (Avenida Guido Aliberti), região do Grande ABC. A obra será realizada na Avenida Taboão e deverá reter água do Ribeirão dos Couros. Orçado em R$ 18 milhões, o novo piscinão, denominado TC9–Taboão (Tanque de Contenção 9 – Taboão), terá capacidade para receber 400 mil metros cúbicos de água e deverá ficar pronto no início de 2006. Alckmin lembrou que na semana passada foi a Brasília pedir emenda no Orçamento. “Nossa prioridade é piscinão”, disse.

Para agilizar o processo, o edital de concorrência do novo piscinão deverá ser publicado pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) dentro de dez dias. As obras devem ser iniciadas no mês de abril de 2005. “Vamos esperar que o Governo Federal também ajude, porque uma de nossas emendas foi para construção desse piscinão”, alertou o governador. Ele informou que essa obra já está prevista no Orçamento do Estado de 2005, mas lembrou que, normalmente, os piscinões são construídos em parceria com a União. “Se o Governo Federal não participar, teremos de arcar com tudo”, disse.

O governador destacou ainda que o piscinão que está sendo construído próximo à fábrica da Mercedes-Benz, também no Ribeirão dos Couros, o Mercedes-Paulicéia, já funcionou. “Teria sido mais drástico se não existisse esse piscinão”, afirmou, referindo-se aos problemas causados pela chuva que durou cerca de uma hora e meia, ontem, naquela região. Com 380 mil metros cúbicos de capacidade, esse piscinão ficará pronto no próximo mês, janeiro do ano que vem.

Alckmin destacou que a entrega do piscinão Mercedes-Paulicéia já deverá aliviar a situação tanto em São Bernardo quanto em São Caetano. “O prazo de recorrência dessa chuva que caiu ontem é de 25 anos. É uma chuva que só ocorre a cada um quarto de século. Se fosse uma chuva comum, o alagamento não teria acontecido. Mas nós queremos ter um prazo de recorrência muito maior. Mais segurança”, ressaltou.

O governador explicou que a entrega do piscinão Mercedes-Paulicéia e a construção do Taboão também deverão resolver a questão das enchentes na Av. Guido Aliberti, em São Caetano do Sul. Isso porque a retenção de água no Ribeirão dos Couros evitará que grande quantidade de água vá para o Ribeirão dos Meninos, provocando alagamentos.

De 1995 até agora, o Governo do Estado construiu 13 piscinões na região do Grande ABC. Outros dois estão em obras e mais um, o 16º, foi autorizado nesta terça-feira. Na região do Pirajussara foram entregues mais cinco piscinões.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Wiliam Dib, destacou que, com a construção dos piscinões, a cidade está há cinco anos sem enchentes. “O Paço Municipal, sede da Prefeitura, ficava embaixo d’água três vezes por ano, no mínimo. Agora, há cinco anos isso não acontece”, lembrou. Já o prefeito em exercício de São Caetano do Sul, Sílvio Torres, destacou que o problema das enchentes só passou a ser “encarado com seriedade” nos últimos dez anos. “A solução é essa mesmo”, elogiou.

Em São Caetano do Sul, o governador também vistoriou ponte sobre o Ribeirão dos Meninos, na divisa com São Paulo. Ele destacou que outra ponte será construída para ligar São Paulo a São Caetano. Essa obra já está licitada e será erguida em parceria pelo Governo do Estado e Prefeituras de São Caetano do Sul e de São Paulo. “Levou quase um ano para que a Câmara de São Paulo aprovasse a autorização para o convênio. A idéia era que a Prefeitura de São Caetano construísse. Aí, a Prefeitura não quis fazer, então, o Estado assumiu”, explicou Alckmin. Essa ponte já está licitada”, contou Alckmin.

Elevação das pistas da Anchieta sobre Ribeirão dos Córregos será estudada

Alckmin também pediu um estudo para verificar a possibilidade de elevar as duas pistas da ponte da Anchieta sobre o Ribeirão dos Couros. Construídas há mais de 50 anos, elas são muito baixas, têm cerca de 2 metros a menos que as marginais da rodovia, e a galeria é pequena. “O vão livre das marginais é um espetáculo. Todo aberto. Naquelas duas pistas, têm apenas dois palmos de altura”, disse o governador.

Esse levantamento será feito pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e pela concessionária da rodovia, a Ecovias.

Cíntia Cury