Alckmin visita futuras instalações do Instituto Doutor Arnaldo

Obras serão retomadas no início de 2004 e devem ser finalizadas em 2006

sáb, 21/06/2003 - 14h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou neste sábado, dia 21, o projeto arquitetônico do Instituto Doutor Arnaldo, antigo Instituto da Mulher. Alckmin vistoriou as instalações, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. Os trabalhos no local serão retomados no início de 2004 e devem ser finalizados em 2006. As obras do antigo Instituto da Mulher foram paralisadas em 1994.

O instituto será integrado ao Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Quando estiver em funcionamento, deve aumentar em 35% o número de leitos do Hospital das Clínicas, somando 735 novos leitos aos 2.100 já existentes no HC. Só a Unidade de Terapia Intensiva terá 70 leitos. “A obra terá três objetivos: o primeiro é a saúde da mulher, com atendimento ginecológico e obstétrico; o segundo o setor de câncer; e o terceiro o setor de transplantes”, declarou o governador.

O Estado já contratou a empresa de engenharia MHA para fazer o projeto de engenharia (hidráulico e elétrico), com prazo para finalização até o final do ano. Após a entrega deste projeto, no fim de 2003, será aberta licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto de construção.

Serão investidos 170 milhões de reais, sendo pouco mais da metade em obras físicas para a conclusão do prédio e o restante para compra de equipamentos de última geração. “Todos os serviços atenderão pelo SUS, mantendo os princípios de gratuidade, eqüidade e qualidade”, afirmou o governador.

Este é o último dos 16 esqueletos de hospitais encontrados pelo Governo do Estado em 1995, também o último esqueleto de obra pública a ser retomado na Capital.