Alckmin visita Expo-Síndico Condomínio e reforça campanha de uso racional da água

Segundo dados do Secovi, o Estado de São Paulo conta atualmente com 40 mil condomínios

qui, 25/03/2004 - 17h31 | Do Portal do Governo


Ao visitar na tarde desta quinta-feira, dia 25, a 10ª Expo-Síndico Condomínio 2004, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o governador Geraldo Alckmin aproveitou a oportunidade para reforçar a campanha que a Sabesp vem fazendo para uso racional da água. Lembrou que os condomínios que reduzirem 20% no consumo da água ganharão um desconto de mais 20% no valor da conta.

‘Recentemente houve um aumento no custo do condomínio em razão da elevação da carga tributária federal por meio do Cofins, que está em torno de 3%. Com essa economia de água e mais o desconto de 20%, esse aumento da Cofins pode ser neutralizado e as pessoas ainda estarão ajudando a não faltar água’.

A proposta do Governo paulista é orientar síndicos, administradores de condomínio, zeladores, empresas e entidades ligadas ao setor predial, para que realizem campanhas internas em seus imóveis no sentido de conscientizar as mais de 6 milhões de pessoas que moram em edifícios, só na Capital, para a necessidade de economia de água, uma vez que esta conta é responsável por uma das maiores despesas dos condomínios.

Para minimizar o racionamento de água, a Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo (Sabesp) vem firmando parcerias com diversos setores da sociedade para intensificar a campanha de uso racional deste bem.

Mais um trabalho em conjunto será desenvolvido com o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (Secovi) com ampla divulgação de folhetos, cartazes e campanhas internas sobre o tema, além da intensificação de estudos para a implantação de hidrometragem individual (uma antiga reivindicação do setor).

Segundo o Secovi, existem 40 mil condomínios no Estado com 16 milhões de moradores. Deste total, 32 mil encontram-se na Região Metropolitana São Paulo. Este é um mercado que movimenta R$ 8 bilhões ao ano, gerando 240 mil empregos diretos. Na cidade de São Paulo, 55% (6 milhões) da população vive em condomínios e cerca de 20% da população (2,1 milhões) trabalha em edifícios.

A Sabesp terá na feira um estande, onde os presentes poderão conhecer o trabalho da empresa, como o caça-vazamentos, limpeza de caixa-d’água, a Agência Virtual e receber kits para auxiliar na divulgação o uso racional da água em cada condomínio.

Alckmin lembrou que a Expo-Síndico Condomínio é uma feira que começou pequena, há 10 anos, cresceu, veio para o Anhembi e hoje atrai representantes de diversos estados do Brasil com mais de 400 expositores. ‘Aqui as pequenas empresas também tem espaço para fazer seus negócios movimentando a economia e gerando emprego’.

Rogério Vaquero / Carlos Prado