Alckmin visita edifício que economizou mais de 20% no consumo de água

Na Grande São Paulo, 49,3% dos imóveis conseguiram reduzir o consumo e ganhar o bônus de 20%

sex, 23/07/2004 - 13h43 | Do Portal do Governo


O Edifício Vitória, na região Central da Capital, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 23, a visita do governador Geraldo Alckmin. O condomínio residencial, que conta com 162 apartamentos e cerca de 500 moradores, conseguiu reduzir em mais de 20% o consumo de água e teve direito ao bônus oferecido pela Sabesp de 20% de desconto no valor da conta. Ao todo, o edifício reduziu o consumo em 2,17 mil metros cúbicos de água e o valor do bônus foi de R$ 797,72. “Esse condomínio é um belo exemplo. Fez um trabalho de conscientização dos moradores”, elogiou o governador.

Além da conscientização, o condomínio adotou outras medidas para evitar o desperdício, como a impermeabilização da caixa d’água, que apresentava infiltração; a contratação de um encanador, que é chamado quando são detectados vazamentos em torneiras, canos ou caixas de descarga; revisões periódicas em canos e torneiras; e substituição do piso por outro que pode ser lavado de três em três meses.

Ivoneide Coelho Gomes Moreira, que mora há dois anos no prédio, conta que passou a lavar roupas só nos fins de semana para economizar água. Antes, esse trabalho era feito três vezes por semana. Além disso, procura controlar o tempo que a filha fica embaixo do chuveiro.

Com a economia, o prédio ganhou algumas melhorias. De acordo com o síndico, Krikor Mekhitarian, foi possível reformar os elevadores e instalar câmeras para segurança sem que o valor precisasse ser rateado entre os moradores.

“Nossa maior dificuldade eram os condomínios porque precisa haver uma conscientização. Não tem hidrômetro em cada apartamento. Um tem de economizar confiando que o outro também vai economizar”, disse Alckmin.

O presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, afirmou que muitos moradores de condomínios ainda não se conscientizaram. “Mas isso está melhorando. Temos oferecido treinamento para zeladores e síndicos com medidas para economizar água. É possível fazer economia, desde que haja uma gestão boa do síndico e um aumento no nível de consciência dos moradores”, disse.

Quase metade dos imóveis da Grande São Paulo ganharam o bônus

O Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água do Governo do Estado, que começou em abril e vai até setembro, está mostrando que a parceria entre Governo do Estado, empresas e sociedade civil é positiva: dos imóveis da Grande São Paulo, 49,3% reduziram o consumo e ganharam o bônus de 20% oferecido pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. Os números se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior. Geograficamente, a região Leste foi a que teve a maior concentração de clientes com bônus: 51,3%. Em seguida, estão, respectivamente, as regiões Sul, Centro, Oeste e Norte.

“A Sabesp tem, na Região Metropolitana, 3,2 milhões de consumidores. Mais de 1,5 milhão conseguiu atingir a meta de 20% de economia. Sendo que, desses, mais de 1,3 milhão são residências. Ou seja, 87% das casas e apartamentos conseguiram atingir a meta. E isso está ajudando. Normalmente, retirávamos nessa época, mesmo com frio, 29 metros cúbicos por segundo de água do Sistema Cantareira. Hoje, estamos retirando 27”, explicou Alckmin.

Ele destacou que a colaboração das pessoas e as chuvas que têm caído em São Paulo poderão evitar o racionamento de água. “Tenho absoluta confiança de que o combate ao desperdício vai continuar. As pessoas adquirem uma cultura nova, que permanece”, enfatizou o governador.

De acordo com o presidente da Sabesp, o programa não deverá se repetir no próximo ano porque as chuvas voltaram ao ciclo normal. “Na semana passada, estivemos analisando, com especialistas que estudaram longamente o ciclo histórico de chuva, e verificamos que esse foi o segundo grande período de seca que tivemos na história registrada, do Sistema Cantareira. O primeiro foi entre 1952 e 54 e o segundo agora, só que esse teve um ano a mais, o que ajudou a agravar a situação. Mas tudo indica que está voltando ao ciclo normal. Tem dias que chove mais, outros menos, mas não os cinco anos de seca, como tivemos nesses último período”, explicou.

Muitos ainda não se conscientizaram

Alckmin ressaltou que muitas pessoas ainda não se conscientizaram. “Dia desses, fui à Zona Sul e vi uma pessoa lavando o carro, com o esguicho aberto. Não pode. A água é um dos bens mais escassos hoje. Aprendemos na escola que o Brasil é muito rico em bacias hidrográficas, só que está lá na Amazônia, no Pantanal. Nas metrópoles não tem água. O Rio de Janeiro recebe água de São Paulo, que é tirada do Rio Paraíba e colocado no Guandu. Em São Paulo, estamos a 800 metros de altitude. Vamos buscar água em Minas Gerais”, ensinou.

O governador lembrou que ainda há espaço para economizar água sem diminuir a qualidade de vida. A Organização Mundial de Saúde estabelece 100 litros de água por pessoa ao dia e o consumo em São Paulo é de quase 180 litros por pessoa/dia.

Cíntia Cury