Alckmin visita área onde poderá ser construído o sexto piscinão do córrego Pirajuçara

O terreno é particular e a venda está sendo negociada com a prefeitura de São Paulo

qui, 26/05/2005 - 15h25 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin fez uma visita técnica na manhã desta quinta-feira, dia 26, em um terreno na Chácara Piajuçara, Zona Oeste da Capital, na divisa entre São Paulo e Taboão da Serra, onde poderá ser construído mais um piscinão do córrego Pirajuçara. Alckmin esteve acompanhado do prefeito de São Paulo, José Serra. O terreno pertence a uma empresa particular e sua venda será negociada com a prefeitura de São Paulo.

“Esse poderá ser o sexto piscinão na região. Eles são importantes, pois no pico das chuvas seguram a água e depois fazem o bombeamento para voltar para o rio”, disse o governador.

O novo piscinão será projetado para ter 280 mil metros cúbicos de reservação. O custo estimado será de R$ 20 milhões com previsão de entrega de 15 meses assim que ocorrer a licitação.

Caso a obra seja viabilizada, será uma parceria entre a prefeitura que doa o terreno e se responsabiliza pela limpeza e manutenção e o Governo do Estado, responsável pelo projeto, custos e realização da obra.

O Estado é quem escolhe o local seguindo o projeto de Macrodrenagem da Região Metropolitana de São Paulo dentro do Programa de Plano Estadual de Inundações.

Mais 4 piscinões estão em construção, além dos 19 já em funcionamento, que representam 3,5 milhões de metros cúbicos de água retida.

Após a visita, o governador se reuniu com técnicos na calha do Tietê para saber se não houve nenhuma interferência nas obras por causa das fortes chuvas que caíram na quarta-feira, dia 25. Ele informou que o Lote 1, que vai do Cebolão até o Piqueri, e o Lote 2, que vai da ponte do Piqueri até a ponte do Tamanduateí, não foram constatados nenhum problema e que ainda nenhum equipamento foi danificado.

Já no Lote 3, que vai da ponte do Tamanduatéi até a Ponte do Rodovia Dutra, duas barcaças tiveram problemas, além de outros equipamentos que foram danificados. “Amanhã os técnicos vão verificar a substituição dos equipamentos e vão ainda realizar uma verificação se na margem esquerda do rio houve algum trecho danificado”, informou Alckmin. Ele comentou ainda que no Lote 4, que vai da Dutra até a Barragem da Penha, também não houve nenhum problema.

Combate às enchentes

Durante toda a quarta-feira, dia 25, o governador Geraldo Alckmin vistoriou as áreas atingidas pelas chuvas e por fortes ventos na capital e no interior do Estado. Pela manhã, ele esteve na Marginal do Tietê e depois visitou os municípios de Indaiatuba, Capivari e Rafard.
Ele anunciou que o governo paulista vai auxiliar a prefeitura de São Paulo na compra ou aluguel de bombas para todas as pontes sobre o rio Tietê onde foram verificados os problemas no escoamento da água que se acumulou nas pistas.

Em Indaiatuba, Alckmin informou que 36 moradias para famílias em áreas de risco estão em fase de finalização de obras e devem ser entregues no mês de julho. Ele anunciou a construção de mais 100 moradias nos municípios atingidos, para retirar as famílias de locais sujeitos a enchentes e deslizamentos.