Alckmin visita 1ª Mostra Internacional de Surfe

É a primeira vez que uma exposição spbre o esporte é realizada na América Latina

qui, 29/07/2004 - 14h17 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou, nesta quinta-feira, dia 29, a 1ª Mostra Internacional da Arte e Cultura Surfe, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera. Alckmin esteve acompanhado do secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, que é praticante de surfe, da secretária da Cultura, Cláudia Costin, e do deputado estadual Turco Loco.

O evento, que começou na quinta-feira passada, dia 21, e termina hoje, tem como objetivo fomentar e divulgar a produção artística ligada ao esporte, além de levar a cultura de praia para as grandes cidades.

É a primeira vez que uma exposição sobre o surfe é realizada na América Latina. A mostra conta com obras de artistas de várias partes do mundo, que transformaram o esporte, popularizado na Califórnia dos anos 60 em estilo de vida. Também há atrações, como festivais de cinema, documentários, mostras de fotografias, artes visuais (esculturas, pinturas, objetos), artes gráficas, literatura e exposição de pranchas.

Alckmin destacou que o Brasil é um dos países do mundo onde o surfe é mais praticado, e especialmente em São Paulo. Ele gostou da exposição, que conta a história do esporte que surgiu na Polinésia, ganhou repercussão no Havaí, e chegou ao Brasil. Ele destacou que o surfe agrega toda família, reunindo pai, mãe e filhos. Sobre a exposição de quadros, comentou sobre a magia da fotografia e das praias brasileiras.

‘O Governo de São Paulo está representado pelo secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, que pratica o esporte e é primo do surfista Romeu Bruno’, lembrou o governador. ‘Eu comecei a surfar com treze anos. Sempre quando dá, vou para Maresias, Camburi e Itamambuca’, comentou Guardia.

Em um momento de descontração, Alckmin foi questionado se já surfou. Ele disse que quando era criança usava uma prancha de madeira. ‘Saía do mar com o peito todo ralado’, brincou.

O governador destacou que além de ser um esporte bonito, ao mesmo tempo gera emprego. ‘Agrega desde roupa, indústria gráfica cinematográfica e fotografia. Você cria uma cultura importante’.

Ele ainda lembrou das belíssimas praias do litoral paulista. ‘O nosso litoral é belíssimo. Temos praias com ondas grandes para os adeptos aos esportes radicais e, as mais calmas, para curtir a natureza’.

Alckmin se despediu do local com um tradicional ‘Aloha’, saudação havaiana peculiar da cultura surfe.

Macedo Júnior