Alckmin verifica adesão da população Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água

De acordo com a Sabesp, das 1,2 milhão de contas de abril/maio emitidas até agora, 47,4% tiveram bônus

qua, 28/04/2004 - 14h42 | Do Portal do Governo


Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o governador Geraldo Alckmin foi até o Jardim Canaã, na Zona Norte da Capital, para acompanhar pessoalmente a adesão da população ao Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água. O governador fez a leitura de hidrômetros em diversas casas e entregou as contas de água para os moradores.

Ele entregou kits contendo um boné, uma camiseta e uma garrafa para água (squeeze) para os moradores que conseguiram alcançar a meta, como foi o caso de Irene Lima Santana. Na conta anterior, ela pagou quase R$ 40,00. A família, com cinco pessoas, se empenhou e conseguiu gastar 15 metros cúbicos de água, superando a meta de 16 metros cúbicos. Com a economia e o prêmio concedido pelo Estado, pagará este mês R$ 15,40.

Para as famílias que não atingiram a meta, o governador entregou panfletos explicativos e deu dicas para economizar água. “O desperdício geralmente ocorre no banheiro. Ou a pessoa deixa o chuveiro ligado e fica do lado de fora, ou escova os dentes, faz barba com a torneira aberta. Se uma pessoa enxaguar a boca, fechar a torneira e tornar a abrir quando terminar de escovar os dentes para enxaguar, gastará cerca de três litros de água. Se deixar a torneira aberta, o gasto será de 30 a 40 litros”, ensinou.

De acordo com dados da Sabesp, das 3,2 milhões de contas de água que a empresa lança mensalmente, 1,2 milhão já foram emitidas. Dessas, 590 mil (47,4%) tiveram bônus, sendo que a maioria (86,5%) dos beneficiados são residências.

Na opinião do governador, as famílias deram um bom exemplo e o bônus está atingindo seu objetivo. Ele lembrou que, além de economizar na conta de água, as pessoas ainda ganharam um bônus de 20%.

Alckmin explicou que, além dos 47,4% que conseguiram o bônus, outros 20% também reduziram o consumo, mas não conseguiram atingir a meta. Ao todo, 67% das contas apresentaram redução de consumo. Ele também convocou o comércio a colaborar mais na economia de água. “As pessoas estão de parabéns. Isso é cidadania. Mostra que as pessoas são colaborativas e querem ajudar. Se todo mundo ajudar, vamos conseguir passar o inverno sem racionamento de água”, elogiou.

A Organização Mundial da Saúde considera que o consumo de água per capita deve ser, em média, de 100 litros por dia. Em São Paulo, essa média é de 180 litros. “É possível fazer uma boa economia sem perder qualidade de vida, sem perder conforto”, destacou.

O governador explicou que São Paulo está a 700 metros de altitude, tem pouca água e é a terceira maior região metropolitana do mundo, com 17,5 milhões de pessoas. “Tem chovido muito pouco nos últimos tempos, mas a colaboração da população tem sido boa. As pessoas estão ajudando e o Governo está dando um estímulo, através do bônus. Em vez de aumentar tarifas, de punir, estamos dando um prêmio”, destacou.

Na opinião de Alckmin, a adesão ao programa deverá crescer porque as pessoas estão se conscientizando cada vez mais da importância de se economizar água para evitar o racionamento. “A possibilidade de racionamento sempre existe. Quanto maior o uso racional da água, quanto mais se evitar o desperdício, menor a possibilidade”, enfatizou.

O trabalho de leitura de hidrômetros e emissão de contas de água é feito diariamente pelos técnicos da Sabesp. Durante os trabalhos, dois traillers ficam à disposição da população, um com informações técnicas e outro para auferir o hidrômetro. “Se o morador achar que o hidrômetro está com problemas, pode verificar na hora. É só levar o hidrômetro ao trailler e a verificação é feita na frente do morador”, explicou o presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira.

Como verificar a meta e o consumo

O governador determinou ao presidente da Sabesp que as peças institucionais do programa ensinem a população a verificar qual a meta e o consumo nas contas de água. “Muitas famílias ainda não sabem se atingiram a meta ou não”, disse.

Ele mostrou aos moradores do Jardim Canaã que a informação da meta a ser atingida fica no rodapé da conta de água. Ao lado dessa informação, também aparece o valor do bônus para quem atingiu a meta. Já o consumo do mês fica no alto do canto direito da conta.

Alckmin anunciou que deverá visitar outras regiões para acompanhar os trabalhos de leitura de hidrômetros e emissão de contas de água e também para estimular a consciência para o uso racional do produto.

Cíntia Cury

Leia mais: O que é o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água