Alckmin vê com otimismo solução para a compensação a estados exportadores

Em encontro com ministro Palocci, governadores reivindicam inclusão de recursos no Orçamento de 2005 para as perdas com a desoneração do ICMS

ter, 30/11/2004 - 20h36 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin disse, após participar de encontro nesta terça-feira, dia 30, de dez governadores com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, em Brasília, que está otimista com o resultado da conversa, pois o ministro entendeu que a questão da compensação pelo Governo federal das perdas com a isenção do ICMS não é um problema dos estados, mas do País.

“É fundamental pisarmos no acelerador da exportação e achar uma solução para honrar os créditos, devolver os créditos tributários, tornar os nossos produtos mais competitivos em todo o mundo”, destacou o governador.

Para Alckmin, a saída é colocar recursos no Orçamento de 2005. “Isso vai ser trabalhado com o relator, com o Congresso. O ministro vai participar. O valor não foi definido, mas o ministro reconheceu que é importante se colocar esses recursos”. Alckmin acrescentou que uma conta que era dividida entre estados e municípios, os estados estão arcando com 82%.

Também participaram da reunião os governadores Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul; Rosinha Matheus, do Rio de Janeiro; Roberto Requião, do Paraná; Luiz Henrique Silveira, do Paraná; Paulo Hartung, do Espírito Santo; Paulo Souto, da Bahia; Blairo Maggi, do Mato Grosso; Aécio Neves, de Minas Gerais; e Simão Jatene, do Pará.