Alckmin sorteia mais de 1.400 moradias populares em Campinas

Governador também anunciou a construção de outras 1.200 unidades

sex, 23/09/2005 - 13h45 | Do Portal do Governo


Mais de 1.400 famílias de Campinas vão sair do aluguel para morar na casa própria. Nesta sexta-feira, dia 23, foi realizado no município o sorteio de 1.057 moradias populares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Além disso, outras 362 unidades habitacionais foram destinadas a pessoas que vivem em locais de risco, reassentamentos da Estação Guanabara e policiais. Essas famílias não precisaram passar pelo sorteio, já que entraram em programas específicos da CDHU.

Durante o sorteio, o governador Geraldo Alckmin anunciou a construção de mais 1.200 moradias populares na cidade. Com isso, o número de famílias beneficiadas subirá para mais de 2.600.

Segundo Alckmin, o sorteio é o meio mais justo de distribuir as moradias. As senhas foram distribuídas em urnas referentes à condição de cada inscrito. Com recipientes separados, famílias com redimentos de um a três salários mínimos, portadores de deficiências e idosos puderam ter a certeza de receber a casa própria. “Estamos construindo casas para quem mais precisa. Esse é o único programa que quem ganha um salário mínimo tem acesso à casa própria. E também o único que beneficia os idosos”, ressaltou o governador.

Romilda Aparecida Martins já está fazendo planos para a casa nova. Ela foi uma das sorteadas do programa e poderá se mudar em dezembro, quando ficam prontas as moradias. “Eu morava na casa da minha sogra. Agora conquistei minha independência”.

São 319 casas de 43,18m² e 1.057 apartamentos com área construída de 45,46m². Todos os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os prédios são parte conjunto habitacional Campinas F, que tem 1.160 apartamentos nos bairros Jardim Nova Aparecida e na Vila Renascença e as casa estão localizadas nos Conjuntos L e M, no bairro de Campo Grande.
Os novos imóveis são construídos dentro do Programas Pró-Lar Núcleo Habitacional por Empreitada Global e Integral. O orçamento dos programas é de R$ 44,8 milhões.

As casas e apartamentos desse programa são destinados a famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos, que residem em Campinas há pelo menos três anos e que não são proprietárias de imóvel nem possuam financiamento habitacional.

Investimentos locais

A CDHU entregou em Campinas 3.508 moradias populares, desde 1995. Outras 100 estão em construção, com previsão de entrega para março de 2007.

Na região administrativa de Campinas, de 2003 até hoje, foram viabilizadas 11.149 moradias, com investimentos de R$ 262,7 milhões. Já foram entregues 5.922 casas e apartamentos e outras 5.227 moradias estão em construção.

No Estado

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano possui programas em todo o Estado. Por meio deles, 93.978 novas casas e apartamentos foram repassados para a população, desde 1995. Destas, 44.009 unidades já estão habitadas e 49.969 estão com obras em andamento.

Jaina Carvalho