Alckmin se reúne com secretário do Meio Ambiente para coibir ação irregular de mineradoras

nd

sex, 09/11/2001 - 19h32 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve reunido nesta sexta-feira, dia 9, com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, e representantes da região de Biritiba-Mirim para discutir a questão dos mineradores irregulares que trabalham na região.

A atividade vem provocando devastação das áreas de cultivo hortifrutigranjeiro e pode prejudicar a nascente do Rio Tietê. ‘Nós temos uma preocupação especial com a Bacia do Alto Tietê, região de Salesópolis, Biritiba-Mirim e Mogi’, destacou Alckmin. Segundo ele, houve uma ação concatenada de todos os órgãos de Polícia Ambiental, Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais – DEPRN e indústrias, e se verificou que algumas mineradoras não tinham licença ambiental e as que tinham estavam atuando de forma irregular.

‘Foram embargadas seis empresas, tanto em Biritiba, como em Mogi. Se elas cumprirem as determinações da legislação ambiental, pode-se fazer um termo de ajuste de conduta e poderão funcionar. Caso contrário a atividade deve ser encerrada’, afirmou o governador.

Alckmin disse que os mineradores têm trabalhado por conta e risco. ‘Vão pagar multa, responder processo e ter as atividades encerradas.’ Ele lembrou que os mineradores têm autorização do Governo Federal, através do Direito de Lavra, mas que precisam também atender à Legislação Estadual.

Gláucia Basile