Alckmin se reúne com prefeitos eleitos do Vale do Paraíba

Próxima reunião com prefeitos eleitos será nesta terça-feira com as regiões de Bauru, Jaú e Lins

seg, 06/12/2004 - 8h40 | Do Portal do Governo

A quarta rodada de encontros entre o governador Geraldo Alckmin com os prefeitos eleitos e reeleitos no Estado foi realizada na noite deste domingo, dia 5, no Palácio dos Bandeirantes. Desta vez, a reunião foi com os prefeitos da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O objetivo é estreitar contato entre as duas esferas de governo, colocando o Estado à disposição dos municípios, no sentido de intensificar as parcerias executando projetos que atendam às necessidades da população.

Desde o início dos encontros, sob a administração da Casa Civil, já compareceram 126 prefeitos. A média de presença foi de 82,6%. Até o final do ano estão programadas mais 23 reuniões, com previsão de participação de 519 prefeitos. A próxima rodada está marcada para a noite desta terça-feira, dia 7, com os eleitos e reeleitos das regiões de Bauru, Jaú e Lins. As primeiras reuniões foram com os mandatários das regiões de Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Fernandópolis e Votuporanga.

A idéia das reuniões surgiu diante dos excessos de pedidos de encontros dos 645 prefeitos com o governador, como explica o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira. “Não era possível atender um a um. Então optamos em fazer encontros por região, para uma primeira abordagem de relacionamento, explicando a forma como o Governo pretende fazer as parcerias com os municípios”, sintetizou o secretário. Ele falou ainda da necessidade dos governos praticarem a descentralização, e de intensificarem a integração com as comunidades no intuito de atender as reivindicações populares.

Após dar as boas vindas aos convidados, Alckmin disse que ser prefeito é uma extraordinária oportunidade de trabalhar, melhorando a vida da população. Dirigindo-se aos que foram reeleitos disse que estes devem entender o segundo mandato com novas responsabilidades, um novo período de trabalho; e não como uma mera continuidade. “Somos parceiros e vamos trabalhar juntos no sentido de melhorar a gestão pública. Nós temos bons instrumentos para ajudar os municípios e o problema de dinheiro é de todos nós porque há mais demanda do que recursos”.

O primeiro passo neste sentido, salientou o governador, é o ajuste fiscal, que não é uma medida simpática mas que precisa ser aplicada logo no início do Governo. “Não se pode perder um dia”.

O Governo vai ajudar os municípios a melhorarem seus índices de políticas sociais (que engloba queda da mortalidade infantil, diminuição de vulnerabilidade dos jovens, longevidade, escolaridade), e para estimular as prefeituras a encamparem a idéia, vai criar um prêmio de destaque para as cidades que conseguirem melhor classificação de qualidade de vida para a população.

Na questão de investimentos em infra-estrutura, como a pavimentação de estrada rural, falou da necessidade de usar a criatividade, unindo recursos do Estado, da prefeitura e da iniciativa privada. Falou também da necessidade dos governantes terem critério, escolhendo as obras mais urgentes e necessárias para a população.

O secretário Madeira, explicou o papel político da Casa Civil, que cuida do relacionamento do Governo com as várias secretarias, com a Assembléia Legislativa, com os prefeitos, e do andamento de processos. Apresentou seus auxiliares aos prefeitos.

Na área de informatização, ele citou as instalações de 170 unidades dos Infocentros que vem sendo realizada pelo Estado, nas mais diversas cidades. É um programa de inclusão digital, destinado à população que não tem acesso ao computador. O programa ganhou reconhecimento internacional há 20 dias pela prefeitura de Roma, na Itália.

Também foi falado aos prefeitos sobre o programa de treinamento e qualificação profissional, aplicado pelo Governo, que visa estimular o servidor público. Neste sentido, 2,5 mil já foram treinados em desenvolvimento gerencial, 10 mil em técnicas de atendimento ao público, além dos que estão recebendo informações sobre informática básica. “O Estado é uma máquina muito grande e a nossa intenção, até o final do Governo Alckmin é treinar 100 mil pessoas com o intuito delas se tornarem mais criativas no trabalho, e não só de cumprirem ordens, tornando o trabalho mais eficiente”, analisou Madeira.

No sentido de não perder de vistas o andamento das inúmeras obras executadas pelo Governo, o secretário comunicou aos prefeitos, que foi criada a Agenda 21 onde há o controle eletrônico de todos os projetos da gestão Alckmin.

Durante o jantar, foi entregue um crachá há cada um dos prefeitos, com a finalidade de facilitar o acesso ao Palácio dos Bandeirantes.
Em seu primeiro contato com o governador, a prefeita do município de Bananal, Mirian Ferreira de Oliveira Bruno (PP), disse que a iniciativa é fundamental para ajudar a priorizar as parcerias. E um dos principais investimentos que ela quer firmar com o Estado é na área da saúde.

O prefeito de Arapeí, Ângelo Geraldo da Conceição (PMDB), disse que o encontro vai facilitar o diálogo entre o Governo e os municípios. “Através destes relacionamentos, os municípios que são células, podem se reorganizar e ter um amparo direto do Governo do Estado. É um relacionamento sem discriminação partidária”, definiu.
Reeleito para seu segundo mandato, o prefeito de Jacareí, Marco Aurélio de Souza (PT), destacou que além do encontro ajudar os prefeitos a estreitarem contato com o governador, colaborou também para que os prefeitos da região que foram eleitos se conhecessem.

Valéria Cintra